segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

JavaBlackBelt: um exemplo de porquê não confiar na "cloud"

John Rizzo, criador do JavaBlackbelt, enviou um e-mail a anunciar o fim definitivo deste serviço alojado na cloud.

O JavaBlackBelt foi durante vários anos uma pedrada no charco da formação profissional, apresentando um modelo inovador de certificação de competências que se baseava na construção colaborativa de cursos e exames e na certificação online. Tendo começado pelo mundo da programação em Java, o modelo tinha sido recentemente alargado a outras áreas de conhecimento. Estava a ser tão bem sucedido que uma companhia designada Skillsoft acabou por comprar os direitos e fechar o serviço.

No JavaBlackBelt, cada novo membro começava com zero knowledge points e zero contribution points. "Knowledge points" eram ganhos passando nos exames. "Contribution points" podiam ser ganhos de várias formas, contribuindo para a comunidade com novas questões ou criando objectivos para exames a criar. Em função do seu progresso, o membro era recompensado com um "cinturão", à semelhança das artes marciais (branco, amarelo, laranja, verde, azul, castanho, negro). [paragrágrafo adap. wikipedia]

Este é um exemplo de um dos maiores perigos da cloud: a dependência do fornecedor. A cloud é o regresso do modelo do software proprietário, mas em dobro: não só não temos acesso ao nosso software como também não temos acesso aos nossos dados nem à infraestrutura em que a solução corre. De um momento para o outro, com este caso exemplifica de forma clamorosa, tudo desaparece.







sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Portal do Cidadão: assim não vamos lá



Se é dos cortes nos orçamentos, dos testes inadequados ou da recusa em contratar quem sabe... não sei.

Mas assim não vamos lá.