
De qualquer maneira as últimas versões do Netscape já não eram mais do que uma reformulação gráfica do Mozilla Firefox.
O Netscape Navigator, geralmente designado apenas "Netscape", foi a incarnação comercial do primeiro browser gráfico para a World Wide Web - o Mosaic. Lançado em 1994, tinha 80% da quota de mercado em 1996. Nessa altura, quando a Microsoft desistiu de ignorar a Internet e lançar o Internet Explorer gratuito e incluído em todos os Windows, o Netscape começou a perder a liderança. Foi por estas e por outras que a Microsoft acabou com um processo em tribunal por práticas monopolistas, mas o estrago já estava feito. A oportunidade comercial dos browsers web estava destruída e a Netscape Communications nunca mais se levantou.
O Netscape foi um produto revolucionário e disruptivo que permitiu o acesso à web a milhões de pessoas. Para além de permitir visualizar o HTML mais recente, que incluía imagens, o Netscape permitia ver o texto enquanto se descarregavam as imagens à estonteante velocidade de 9,6kbp/s - mil vezes mais lenta do que um acesso "normal", hoje em dia.
Mozilla Firefox 3 - Release a 17 de Junho
Mas a guerra dos browsers não terminou. No próximo dia 17, terça-feira, sai a versão 3 do Firefox, que promete ser 4 vezes mais rápida do que a versão anterior e 7 vezes mais rápida do que o Internet Explorer 7. Estes tempos foram obtidos a mostrar uma página complexa como a consulta às mensagens do Gmail.
Entretanto a Mozilla quer bater um recorde do Guiness - o maior número de downloads num só dia. E pede a toda a gente que colabore para bater a marca de 1 milhão de downloads em 24 horas. É daquelas coisas que não custa nada, é só seguir o link:

Comentários
Enviar um comentário