O Alfresco é um excelente sistema de gestão documental em open-source baseado em tecnologias Java, que já aqui foi referido antes.
Como muitos projectos open-source actuais, o Alfresco é gerido por uma entidade comercial - a Alfresco Inc. - que presta serviços profissionais sobre o produto. Mas a grande virtude do modelo de código aberto/livre é que os utilizadores podem decidir se querem ou não pagar esses serviços. É que, para além do fabricante, há sempre uma Comunidade que pode ajudar.
Naturalmente, o fornecedor tecnicamente mais apto para prestar serviços sobre o produto será geralmente a companhia que o desenvolve. No entanto, há outros factores importantes a considerar para além da especialização técnica, nomeadamente a proximidade geográfica e cultural, a rapidez e abrangência da resposta (que acontece quando o problema está noutro componente do sistema?) e, claro, o preço.
No que diz respeito ao Alfresco, o utilizador tem três alternativas diferentes para obter apoio:
Vem isto a propósito de um evento que vai ocorrer no próximo dia 23 de Outubro. A Alfresco Ibérica vai organizar (com o apoio de um dos partners oficiais portugueses) uma sessão informativa sobre o produto, os serviços e a comunidade que o rodeia. A sessão decorrerá de manhã, no antigo edifício da Bolsa, em Lisboa.
A agenda e as inscrições podem ser encontradas aqui.
Como muitos projectos open-source actuais, o Alfresco é gerido por uma entidade comercial - a Alfresco Inc. - que presta serviços profissionais sobre o produto. Mas a grande virtude do modelo de código aberto/livre é que os utilizadores podem decidir se querem ou não pagar esses serviços. É que, para além do fabricante, há sempre uma Comunidade que pode ajudar.
Naturalmente, o fornecedor tecnicamente mais apto para prestar serviços sobre o produto será geralmente a companhia que o desenvolve. No entanto, há outros factores importantes a considerar para além da especialização técnica, nomeadamente a proximidade geográfica e cultural, a rapidez e abrangência da resposta (que acontece quando o problema está noutro componente do sistema?) e, claro, o preço.
No que diz respeito ao Alfresco, o utilizador tem três alternativas diferentes para obter apoio:
- Recorrer à Comunidade, através do site ou dos fóruns, a forma mais económica
- Recorrer a serviços profissionais dentro da Comunidade
- Recorrer à Alfresco e seus parceiros locais
Vem isto a propósito de um evento que vai ocorrer no próximo dia 23 de Outubro. A Alfresco Ibérica vai organizar (com o apoio de um dos partners oficiais portugueses) uma sessão informativa sobre o produto, os serviços e a comunidade que o rodeia. A sessão decorrerá de manhã, no antigo edifício da Bolsa, em Lisboa.
A agenda e as inscrições podem ser encontradas aqui.
Comentários
Enviar um comentário