Conferência
Gestão Documental
na Administração Pública
6 de Dezembro 2012 - 14:00
Torre do Tombo
Alameda Universidade 1649-010
Organização: APDSI - Coordenação: Eng.º Rafael António
Gestão Documental
na Administração Pública
6 de Dezembro 2012 - 14:00
Torre do Tombo
Alameda Universidade 1649-010
Organização: APDSI - Coordenação: Eng.º Rafael António
Ninguém duvida que a Administração Pública é sem dúvida o sistema de qualquer país que está mais associado aos recursos de informação e que exige maior rigor e competência na sua gestão, pois a sua atividade está toda ela impregnada de formulários, cadastros, processos e regras de negócio, cadeias de decisão, representações simbólicas de pessoas, empresas, território, veículos, etc., que constituem um fluxo perpétuo de recursos vitais ao funcionamento e à sobrevivência das suas instituições.
A gestão documental na Administração Pública é uma das formas de responder aos desafios colocados com a necessidade de aceleração e transparência dos processos decisórios. Estes, correspondem genericamente a qualquer representação de atos, factos ou informações — e qualquer compilação destes — na posse dos organismos públicos, seja qual for o seu meio (papel, suporte electrónico, registo sonoro, visual ou audiovisual), mas só através de uma gestão do seu ciclo de vida se conseguirá manter a necessária autenticidade, fidedignidade e integridade.
Estas serão algumas das preocupações da Conferência da APDSI sobre “Gestão Documental na Administração Pública”
INSCRIÇÕES
Inscrição gratuita mas obrigatória
E-mail: secretariado@apdsi.pt
Tel.: +351 217 510 762
Fax: +351 217 570 516
URL: www.apdsi.pt
PROGRAMA
13:30 Receção dos participantes
14:00 Sessão de Abertura
APDSI – Prof. José Dias Coelho
Dr. Silvestre de Almeida Lacerda – Subdiretor Geral da DGLAB
14:15 Por uma Administração Pública mais Eficaz e Inteligente
Dr. Luis Vidigal | Direção APDSI
14:45 A Gestão Documental na Administração Pública
Eng.ª Maria João Marques | Gestora de Projeto AMA
15:15 A Interoperabilidade e a Macroestrutura Funcional da Administração Central do Estado
Dr. Pedro Penteado | Diretor do Projeto de Desenvolvimento da MEF
15:45 Pausa para café
16:15 A Gestão Documental nos Serviços Partilhados
Dr. Afonso Silva | Presidente da ESPAP
EXPERIÊNCIAS E CASOS PRÁTICOS
16:45 O Caso da Polícia Judiciária
Dr.ª Luisa Proença | Chefe de Área de Projetos, Inovação e Conhecimento da PJ
17:05 O Caso do Estado Maior do Exército
Nome a Designar | Estado Maior do Exército
17:25 Enterprise Content Management – No Caminho da Mudança e da Modernização Administrativa
Dr.ª Conceição Isaac | Head of ECM, Fujitsu
17:45 Apresentação do Livro “Gestão Documental na Perspetiva do MoReq2010” da autoria do Eng.º Rafael António
18:15 Encerramento
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