Os padrões de desenho, para que sejam utilizáveis devem ser organizados sob a forma de um catálogo.
Deve ser descrito de uma forma consistente, dividido por secções, de acordo com um template. A estrutura mais tipificada do template torna mais fácil a sua aprendizagem, comparação e utilização.
O padrão proposto pelo Gof é:
Deve ser descrito de uma forma consistente, dividido por secções, de acordo com um template. A estrutura mais tipificada do template torna mais fácil a sua aprendizagem, comparação e utilização.
O padrão proposto pelo Gof é:
- Nome - Designação sucinta. É vital uma boa escolha pois será a forma pela qual passará a ser conhecido;
- Classificação - Classificação tipificada;
- Objectivo - Que problema resolve;
- Identificação alternativa (AKA) - Se fôr caso disso;
- Motivação - Um cenário que ilustra o problema de desenho e como a solução se organiza para resolver o problema;
- Aplicabilidade - Em que situações o padrão deve ser aplicado;
- Estrutura - Representação gráfica das classes e interacções (normalmente em UML);
- Participantes - Classes que participam no padrão e respectivas responsabilidades;
- Colaborações - A forma como os participantes colaboram entre eles para cumprir as responsabilidades;
- Consequencias -Quais as concessões e resultados de usar o padrão;
- Implementação - Técnicas que devem ser conhecidas para implementar o padrão;
- Código de exemplo / POC - Exemplo de implementação simplificada do padrão;
- Utilizações conhecidas - Exemplos de sistemas reais que o estejam a utilizar. Tentar incluir pelo menos dois exemplos de domínios diferentes
- Padrões relacionados - Que outros padrões do catálogo estão relacionados usando ou usados por este;
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