Avançar para o conteúdo principal

Sabotagem ou desleixo?

Já só tenho uns dias mais para preencher a minha declaração de IRS e fui ao site da DGCI buscar o simulador do IRS para 2005.

Foi fácil dar com o link mas, ao segui-lo, apanhei um 404 - File not found. "Olha! Isto está mal", pensei.

Entretanto lembrei-me que já não é a primeira vez que me acontece. Acho que caio todos os anos na asneira de ir ao site da DGCI sem usar o IE ... ;-)

Lá me submeti aos desígnios do Senhor (BG) e lancei o Explorer, com o qual fiz o download do simulador.

A instalação é fraca. Não cria links nos menus nem no desktop. É preciso adivinhar (ou ler uma eventual documentação?) que há um ficheiro de HTML que tem que se abrir para se ter acesso ao simulador. Nunca ouviram falar do Nullsoft Installer? É open source e tudo!

Dou dois cliques no ficheiro e lá o abro. Aparece-me uma linda imagem e um título que parece ser um botão dizendo "(clique aqui para iniciar)".

Eu clico.

E nada.

No rodapé da imagem aparece o texto:
"Simulador de Cálculo IRS v 1.4 ©2006 DGCI.
Compatível com versões da Sun Virtual Machine (Java Plugin) superiores a 1.3."

Eu tenho uma 1.5. Deve servir...

Volto a clicar.

E nada.

Decido abrir a Java Console. E que vejo?!?!?

O simulador manda uma mensagem para a consola a dizer:
"É necessário a vm da microsoft"

PORRA!!

(respiro fundo)

Ó pessoal da DGCI: vocês andam a gozar connosco?

Desenvolver as coisas em Java é uma excelente estratégia para combater a dependência de um único fornecedor. A estratégia está bem definida. Quem é que a anda a sabotá-la?

Comentários

  1. Estás a cair na asneira de ir ao site da DGCI usa antes o www.e-financas.gov.pt.
    Realmente não sei porquê mas o simulador não deve ser o mesmo.

    No e-financas o instalador é o InstallAnywhere e a aplicação funciona bem com a 1.5.

    P.S.: O site também funciona lindamente com o Firefox.

    ResponderEliminar
  2. Eu cá uso uma versão mais "estável" do mozilla suite (ninguém me tira o "send page") chamada seamonkey.

    Fui ao e-financas e segui o link do simulador. Abre-se-me uma página que a primeira coisa que faz é apresentar-me uma janelinha de alerta de Javascript a dizer: "www.e-financas.pt: Este sistema necessita do browser Microsoft Internet Explorer 4.0 ou versão superior".

    Quando eu carrego em OK aparece-me o mesmo écran que me apareceu ontem depois de eu fazer download e também não faz nada, apesar de me informar "Applet VM loaded". A diferença é que na Java Console não aparece nada também.

    Provavelmente estás a referir-te ao download do formulário electrónico do IRS. Ora eu só queria mesmo o simulador...

    ResponderEliminar
  3. Caro FF "linkei" o Bitites e este seu post lá no Puxa Palavra. Cumprimentos e muitos bitites.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Conferência Europeia da Comunidade Alfresco

Já foi há quase quinze dias, mas julgo que ainda será relevante abordar a Conferência Europeia da Comunidade Alfresco, que decorreu em Barcelona no dia 22 de Abril. Com uma audiência de mais de 200 pessoas (a sala reservada estava cheia) vindas de vários pontos da Europa, este evento serviu para que muita gente desta comunidade se encontrasse pela primeira vez face a face. A Alfresco Inc. é uma empresa recente, que apostou em criar uma solução de gestão documental de topo de gama usando o modelo open-source . Considerando que a empresa, no seu terceiro ano de actividade, já atingiu o break-even , parece ter sido uma boa aposta. No arranque da conferência esteve John Powell, CEO da empresa, que falou um bocado sobre a excelente evolução da empresa e abordou a "guerra" entre o modelo de negócios proprietário e o modelo de código aberto. Exemplificou este conflito com o Microsoft SharePoint, que ele designou como "a morte da escolha", justificando o epíteto pelo facto

Backup automático de disco USB (pen drive)

Hoje em dia toda a gente tem uma pen drive para levar os seus ficheiros de um lado para o outro. E muitas vezes está lá trabalho importante. Mas impõe-se uma pergunta: o que acontece se se perde a pen drive ? Ou se esta se avaria? Quem é que faz backups regulares da pen drive ? Muito pouca gente! Pessoalmente tenho por hábito fazer um backup cerca de uma vez por semana. Quando o trabalho é muito, faço backup mais vezes. Mas já por duas vezes as avarias me fizeram perder as versões mais recentes. E isto chateia. Por isso aqui há uns dias decidi "coçar esta comichão" e resolver o problema de forma mais sistemática: arranjei maneira de fazer um backup automático cada vez que ligo a pen drive a um computador. (sim, eu sei que há software específico para isto, mas que querem, apeteceu-me fazer mais um) A receita é relativamente simples: um script (DOS batch file ) que faz o backup , um ficheiro de definição de autorun e já está. 1. O script de backup - Basta instalar, na roo

Horário de trabalho

A trabalhar há dois meses na Irlanda, ando para escrever alguns apontamentos daqui de Dublin, mas são tantos e tão diversos que há matéria aqui para escrever um blog inteiro (e talvez ainda o faca se a inspiração vier em meu auxílio). Há no entanto uma diferença que encontrei por aqui que é muito mais marcante do que eu poderia supor poder ser, e lembrei-me deste ponto que talvez se acomode bem neste blog e no tipo de posts que por aqui há. Falo do horário de trabalho . O horário que por aqui se pratica, e que suponho generalizado, é de entrar as 9h e sair as 17h, com meia-hora de almoço. Ou seja, 7 horas e meia. Ou seja, meia-hora de diferença para o horário "normal" de Portugal. E que diferença que essa diferença faz... Os irlandeses não são muito "fanáticos" com o trabalho e os horários, não se trata de regimes "autoritários" como parece ser em Inglaterra ou na Alemanha - a propósito, sabem que os alemães dizem que na Alemanha a taxa de criminalidade é