Avançar para o conteúdo principal

Conselhos de Administração não levam a sério os técnicos de TI

Tim Ferguson, da Silicon.com / IT Director escreveu um artigo em que defende a ideia de que os Conselhos de Administração não levam a sério os seus técnicos de TI. Para afirmar isto baseia-se num estudo encomendado pela Microsoft. Vejamos o que ele diz...

"Muitas grandes empresas não conseguem reconhecer o valor e a importância das TI no seu negócio e estão a perder por isso."
Com "gurus" a afirmar "IT doesn't matter", não é para admirar! Mas a culpa não é só dos "gurus"...

"Quase metade dos directores de TI acham que o seu departamento é visto apenas como um centro de custos pela Administração. [...] 83% dizem que os problemas de desempenho das aplicações tem impacto directo no negócio e 76% dizem também que os atrasos nas novas aplicações trazem dificuldades."

Portanto, as aplicações têm que funcionar, mas são apenas vistas como mais um custo. Esta "falta de respeito" talvez possa ser explicada, pelo menos em parte, pelo que se segue...

"Apenas 35% dos que responderam ao inquérito estão satisfeitos com o tempo que leva a desenvolver e pôr em exploração as novas aplicações. E embora 37% digam que é prioritário que exista um melhor alinhamento entre das TI com o negócio, a percepção geral é que as companhias não estão a actuar com vista a este objectivo e estão a comprometer o impacto da tecnologia"
Não sei bem o que os inquiridos pensam, mas eu suspeito que há por aí muito informático que pensa que alinhar o negócio com as TI é mudar o negócio, em vez de melhorar as aplicações! O que se confirma com o que vem a seguir...

"apenas 16% dos departamentos de TI acreditam que a qualidade do interface e a ergonomia (user experience) é um componente crítico do desenvolvimento aplicacional e só 36% têm planos para melhorar estes aspectos em projectos futuros"
É pena que o inquérito só tenha ouvido uma das partes. Tenho a certeza que os membros dos Conselhos de Administração têm também muitas queixas a fazer em relação às TI e provavelmente eram capazes de explicar porque é que as encaram como um custo! Como são eles que têm o dinheiro, talvez valesse a pena começarmos por ouvi-los! ;-)

O pessoal das TI não pode continuar virado para o seu umbigo, preocupado com os seus problemas tecnológicos e ignorando as justas queixas dos utilizadores. De que se queixam eles? Que as aplicações nunca estão prontas quando são precisas. Que têm bugs. Que não funcionam como eles gostariam porque quem as fez não percebe para que é que deviam servir!

Queixamo-nos de falta de respeito? O respeito conquista-se!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Conferência Europeia da Comunidade Alfresco

Já foi há quase quinze dias, mas julgo que ainda será relevante abordar a Conferência Europeia da Comunidade Alfresco, que decorreu em Barcelona no dia 22 de Abril. Com uma audiência de mais de 200 pessoas (a sala reservada estava cheia) vindas de vários pontos da Europa, este evento serviu para que muita gente desta comunidade se encontrasse pela primeira vez face a face. A Alfresco Inc. é uma empresa recente, que apostou em criar uma solução de gestão documental de topo de gama usando o modelo open-source . Considerando que a empresa, no seu terceiro ano de actividade, já atingiu o break-even , parece ter sido uma boa aposta. No arranque da conferência esteve John Powell, CEO da empresa, que falou um bocado sobre a excelente evolução da empresa e abordou a "guerra" entre o modelo de negócios proprietário e o modelo de código aberto. Exemplificou este conflito com o Microsoft SharePoint, que ele designou como "a morte da escolha", justificando o epíteto pelo facto

Backup automático de disco USB (pen drive)

Hoje em dia toda a gente tem uma pen drive para levar os seus ficheiros de um lado para o outro. E muitas vezes está lá trabalho importante. Mas impõe-se uma pergunta: o que acontece se se perde a pen drive ? Ou se esta se avaria? Quem é que faz backups regulares da pen drive ? Muito pouca gente! Pessoalmente tenho por hábito fazer um backup cerca de uma vez por semana. Quando o trabalho é muito, faço backup mais vezes. Mas já por duas vezes as avarias me fizeram perder as versões mais recentes. E isto chateia. Por isso aqui há uns dias decidi "coçar esta comichão" e resolver o problema de forma mais sistemática: arranjei maneira de fazer um backup automático cada vez que ligo a pen drive a um computador. (sim, eu sei que há software específico para isto, mas que querem, apeteceu-me fazer mais um) A receita é relativamente simples: um script (DOS batch file ) que faz o backup , um ficheiro de definição de autorun e já está. 1. O script de backup - Basta instalar, na roo

Horário de trabalho

A trabalhar há dois meses na Irlanda, ando para escrever alguns apontamentos daqui de Dublin, mas são tantos e tão diversos que há matéria aqui para escrever um blog inteiro (e talvez ainda o faca se a inspiração vier em meu auxílio). Há no entanto uma diferença que encontrei por aqui que é muito mais marcante do que eu poderia supor poder ser, e lembrei-me deste ponto que talvez se acomode bem neste blog e no tipo de posts que por aqui há. Falo do horário de trabalho . O horário que por aqui se pratica, e que suponho generalizado, é de entrar as 9h e sair as 17h, com meia-hora de almoço. Ou seja, 7 horas e meia. Ou seja, meia-hora de diferença para o horário "normal" de Portugal. E que diferença que essa diferença faz... Os irlandeses não são muito "fanáticos" com o trabalho e os horários, não se trata de regimes "autoritários" como parece ser em Inglaterra ou na Alemanha - a propósito, sabem que os alemães dizem que na Alemanha a taxa de criminalidade é