Descobri recentemente esta organização : http://www.ethisphere.com
Segundo a sua própria definição:
O Ethisphere council é um grupo de corporações e dos seus lideres dedicados à opinião de que os negócios rentáveis e éticos não são mutuamente exclusivos - mas antes interligados. Os membros do conselho acreditam que as organizações que têm programas de verificação de práticas ético altamente eficientes é fundamental para manter o sucesso dos seus negócio de uma forma sustentável e a longo prazo. Querem por isso ajudar a que as outras companhias compreendam também este facto.
Ainda não consegui perceber na totalidade a que se dedicam e quais são as companhias que nela participam.
A ideia agrada-me. Na realidade sendo empresário sinto muitas vezes na pele o comportamento menos ético das outras companhias que apostam em contratar os seus técnicos de forma precária, a maioria das vezes sem contrato (com os famosos recibos verdes), pagando um mínimo de segurança social (remurando parte dos salários sob a forma de seguros) e incentivando a que trabalhem longas horas.
A prática na minha empresa é algo diferente e orgulhamo-nos desse facto. Todos os nossos colaboradores são contratados com todos os direitos e contribuições para o estado. A todos eles gostamos de dizer que o trabalho extra são excepções e nunca a regra.
É óbvio que esta forma de estar no mercado nos retira competitividade sempre que concorremos a desenvolver projectos (ou não fosse a nossa indústria mão de obra intensiva).
No entanto já cá estamos à 25 anos. Quantas empresas se podem orgulhar deste facto ?
Ingénuo ?. Talvez. Mas movimentos como o que acima apresentei dão-nos motivação e confiança para continuarmos por este caminho. E sobretudo, as nossas práticas fazem com que à noite quando vou para a cama me sinta um empresário socialmente responsável.
É este o caminho. Excepto para os eufemisticamente chamados de ultra-liberais, para quem os negócios são tudo menos ética.
ResponderEliminarMas esses venderiam o pai e a mãe por um prato de lentilhas.
É este o caminho.
Um grande abraço.