Uma sondagem recente feita às opiniões dos CIO americanos (responsáveis pela informática) mostra que, embora a capacidade técnica dos recursos humanos esteja, naturalmente, à frente das suas preocupações, dá-se cada vez mais importância às chamadas soft skills.
Isto é: de nada serve ser-se bom técnico se não se sabe comunicar verbalmente ou por escrito, se não se sabe gerir o trabalho, se não se tem empatia e simpatia para com os "clientes", se não se percebe de negócios, se não se compreendem as organizações, se não se sabe negociar, etc..
As principais preocupações dos CIOs são:
Nota: estejam atentos à ANETIE, que está a produzir um documento de diagnóstico sobre esta questão em Portugal
Isto é: de nada serve ser-se bom técnico se não se sabe comunicar verbalmente ou por escrito, se não se sabe gerir o trabalho, se não se tem empatia e simpatia para com os "clientes", se não se percebe de negócios, se não se compreendem as organizações, se não se sabe negociar, etc..
As principais preocupações dos CIOs são:
- Conhecimentos e experiência técnica (25%)
- Gestão de projectos (23%)
- Capacidade de comunicação verbal e escrita (15%)
- Capacidade organizacional (14%)
- Relacionamento interpessoal (12%)
Nota: estejam atentos à ANETIE, que está a produzir um documento de diagnóstico sobre esta questão em Portugal
Comentários
Enviar um comentário