Recentemente assisti na BBC a um excelente programa acerca do Linux Ubuntu (ver no youtube)
O que mais gostei de ver foi ver uma referência a um projecto pelo qual tenho grande admiração: A Freemdom Toaster .
Uma Freedom Toaster é um quiosque público para queimar/criar CD(s) / DVD(s) que irão conter software livre.
Não se trata de um projecto para vender quiosques mas sim para sistematizar e ensinar a construí-los. No web site podemos encontrar manuais para construção e instalação do quiosque e também manuais de manutenção e costumização.
O projecto foi fundado na África do Sul (financiado pela Fundação Shuttleworth) onde estão já disponíveis umas quantas. Não consegui encontrar nenhuma noutros países :-( .
Seria interessante construir e instalar em Portugal uma rede destes aparelhos.
Não vi na licença nada que impeça a publicidade a sponsor(s). Seria por isso possível construí-las com recurso a financiamento de instituições.
Gostava de começar a ver Freedom Toaster(s) nas escolas públicas do ensino secundário.
São os alunos destas escolas que actualmente têm menos acesso à mensagem de diversidade saindo das escolas a pensar que só existe um editor de texto e se chama Word. E provavelmente (dada a rebeldia própria dos adolescentes) serão aqueles que mais facilmente iriam aderir ao espírito da cultura livre.
Viva.
ResponderEliminarQue excepcional projecto. Vou propor ao Conselho Executivo da Escola, com apoio/patrocínio da Junta de Freguesia e/ou Câmara Municipal a criação de uma "torradeira" destas.
Como estou a dinamizar acções na escola para a substituição de software proprietário por software livre, está tudo enquadrado.
Obrigado pela dica.