Anda há vários meses pela net um certo número inteiro de 128 bits começado por “09 F9″. E agora há uma organização que quer que este número desapareça de todos os sites onde está publicado.
O número em questão não é um número qualquer. É a chave que permite crakar o sistema de segurança contra cópias que é usado nos novíssimos sistemas Blu-ray e HD-DVD. E a organização que tem a desgraçada e inglória tarefa de tentar apagar este número da net, é a AACS Licensing Administrator LLC.
Eu não queria estar na pele dos tipos da AACS-LA! Ainda agora estão os primeiros discos Blu-ray e HD-DVD a sair para o mercado e já é público o método e a chave para a duplicação indesejada! Haverá melhor prova de como é ridícula a tentativa de proteger qualquer tipo de conteúdo contra cópia digital?
Qualquer sistema de protecção de cópia que use encriptação não vai funcionar. A encriptação está desenhada para que uma comunicação entre uma pessoa A e uma pessoa B não seja lida por uma outra pessoa C. Ora aqui a pessoa B e C são o dono do leitor!
ResponderEliminarEntão toca a tentar esconder a chave de cifra. Claro que vai dar bronca. É segurança através da obscuridade pura e simples.
Nada disto resolve o problema real: Os autores têm de ser pagos de algum modo se queremos incentivar a criação de coisas novas. No entanto discordo do actual sistema de compensação.