quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

4º Meeting do PT Java Users Group em 29 de Janeiro


O Quarto Meeting do PT.JUG - Portuguese Java Users Group - irá decorrer no próximo dia 29 de Janeiro, no Radisson Hotel, em Lisboa, entre as 18:30 e as 21:00.

Este é o quarto evento técnico-social organizado por este grupo profissional que já congrega cerca de 400 pessoas ligadas às tecnologias da Plataforma Java.

A agenda do evento é a seguinte:
  • Boas vindas, pelos Leaders do PT.JUG
  • Maven e companhia - gestão de builds e dependências, por Ruben Badaró
  • Sistemas de Controlo de Versões Distribuídos e Integração com ferramentas Java, por Miguel Duarte
  • Jantar
As inscrições são gratuitas mas limitadas e podem ser feitas online através do site JUG Events.

Este evento é patrocinado pela Truewind.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

[Off-topic] "Novas" tendências de gestão

Afinal as novas tendências de gestão não são de agora. E as suas consequências também já são conhecidas há muito.

Vejam esta carta do Senhor Vauban , Engenheiro Militar e Marechal de França, dirigida ao Senhor Losvois, Ministro da Guerra de Luís XIV, datada de 17 de Julho de 1683.

"Monsenhor:

... Há alguns trabalhos nos últimos anos que não acabaram e não acabarão nunca, e tudo isso, Monsenhor, porque a confusão que causam as frequentes baixas de preços que surgem nas suas obras só servem para atrair como empreiteiros os miseráveis, malandros ou ignorantes e afugentar aqueles que são capazes de conduzir uma empresa.

Digo mais, deste modo eles só atrasam e encarecem as obras consideravelmente porque essas baixas de preços e economias tão procuradas são imaginárias, dado que um empreiteiro que perde, faz o mesmo que um náufrago que se afoga, agarra-se a tudo o que pode; e agarrar-se a tudo, no ofício de empreiteiro, é não pagar aos fornecedores, pagar baixos salários, ter os piores operários, enganar tudo e todos e pedir misericórdia por tudo e por nada.

"... é o suficiente, Monsenhor, para lhe fazer ver a imperfeição dessa conduta: abandone-a; e em nome de Deus, restabeleça a boa fé; adjudique as obras a um empreiteiro que cumpra o seu dever. Será sempre a solução mais barata que podereis encontrar."

Isto não vos faz lembrar uns quantos projectos informáticos conhecidos? ;-)