terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Agência Governamental do Reino Unido diz às escolas para ignorar o Windows Vista e o Office 2007

A agência governamental do Reino Unido responsável pela tecnologia na Educação notificou escolas e universidades que deveriam evitar instalar o Windows Vista e o o Office 2007, afirmando que, especialmente no que diz respeito ao Vista, "os riscos são elevados e os benefícios estão longe de ser claros".

"De um modo geral, parece evidente que há um número significativo de questões que precisam de ser resolvidas antes de se poder considerar o Vista adequado para utilização nas instituições educacionais", diz a British Educational Communications and Technology Agency (Becta).

Entre os diversos problemas esta agência destaca o custo de aquisição e instalação das licenças (apesar dos descontos da Microsoft para a Educação), a existência de novos formatos proprietários não suportados por outros produtos (Office XML), a (in)compatibilidade com o hardware actual e o "risco extremamente elevado" de instalar o Vista numa fase inicial.

A notícia original pode ser consultada na Computer Business Review Online

O impacto e o futuro do VoIP nas Empresas

No seguimento do evento anterior, realiza-se na AERLIS a 15 de Fevereiro a Conferência "O impacto e o futuro do VoIP nas Empresas".

Extracto do texto introdutório:
"O aparecimento da voz sobre IP gera oportunidades e ameaças, levando a alterações de estratégias e ao aparecimento de novos modelos de negócio. Para a VoIP ter sucesso é necessário haver qualidade de serviço e segurança, uma vez que as empresas não pretendem apenas comunicações a baixo custo mas redes que respondam às suas necessidades" [sic].

Mais informações aqui.

Bom VoIP !

Linux móvel

O Linux continua em grande, agora são os grandes fabricantes e operadores a juntarem-se, mais informações no site da LiMo Foundation.

Vamos aguardar com expectativa os próximos desenvolvimentos, equipamentos mais económicos e com mais funcionalidades.

quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Estudo sobre linguagens 4GL

Jean Georges Perrin é um consultor independente ligado às bases de dados Informix e à Linguagem Informix 4GL. Um dos pontos altos da sua carreira foi o trabalho que realizou para a Four J's, onde desenvolveu o compilador 4GL dessa empresa, que permite correr aplicações em Windows, X e web.

Recentemente, JGP realizou um estudo sobre os diversos produtos compatíveis com o Informix 4GL, fazendo uma análise da sua adequabilidade a cada caso. Também refere os aspectos mais recentes do desenvolvimento típico, como a necessidade de trabalhar em ambiente web e a integração das aplicações 4GL numa Service Oriented Architecture (SOA).

O estudo é bastante interessante para quem trabalha com as ferramentas Informix e precisa de fazer evoluir as suas aplicações, mas também para quem se preocupa com as questões da produtividade no desenvolvimento de aplicações de gestão.

O estudo está disponível em http://www.jgp.net/files/JGP.net-RoomFor4GL2006-Signed-US-019.pdf

Para quem quiser conhecer a linguagem mais em detalhe, há um manual em português disponível online.

segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

Telemóvel Open Source


Vai chegar ainda este mês ao mundo dos telemóveis, uma solução que vai revolucionar mais uma vez (sim, o IPhone também foi agora apresentado) as comunicações, mas agora de uma nova forma, e será no mínimo interessante verificar os seus desenvolvimentos e implicações. Trata-se de uma incitava do fabricante FIC (talvez se lembrem das motherboards que fabricavam para a Compaq, entre outros), o que só aí já dá uma boa impressão de quem está por detrás do projecto.

Trata-se de um telemóvel open source, quad-band GSM, com um módulo interno de AGPS e que tem o Linux como sistema operativo, de seu nome Neo1973 ou FIC-GTA001 que é baseado na plataforma OpenMoko. Os adeptos do Windows não foram esquecidos, sim ele também corre o Windows Mobile. O CPU é o Samsung S3C2410, baseado no ARM9 (mais), tem 128 MB Ram, 64 MB flash e cartão de memória Micro-SD. Só falta uma câmara e Wi-Fi, o que deve vir a ser incorporado em breve.

Está assim disponível uma plataforma onde devem aparecer a curto prazo mais e inovadoras aplicações, com algumas aplicações Linux a serem portadas para esta plataforma, como jogos, VoIP, media players (já dispõe de um leitor de MP3) e aplicações profissionais como localização e gestão de frotas, etc...

Esta apresentação é esclarecedora.

Em alternativa, podem optar também pelo Qtopia Greenphone.