segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

Telemóvel Open Source


Vai chegar ainda este mês ao mundo dos telemóveis, uma solução que vai revolucionar mais uma vez (sim, o IPhone também foi agora apresentado) as comunicações, mas agora de uma nova forma, e será no mínimo interessante verificar os seus desenvolvimentos e implicações. Trata-se de uma incitava do fabricante FIC (talvez se lembrem das motherboards que fabricavam para a Compaq, entre outros), o que só aí já dá uma boa impressão de quem está por detrás do projecto.

Trata-se de um telemóvel open source, quad-band GSM, com um módulo interno de AGPS e que tem o Linux como sistema operativo, de seu nome Neo1973 ou FIC-GTA001 que é baseado na plataforma OpenMoko. Os adeptos do Windows não foram esquecidos, sim ele também corre o Windows Mobile. O CPU é o Samsung S3C2410, baseado no ARM9 (mais), tem 128 MB Ram, 64 MB flash e cartão de memória Micro-SD. Só falta uma câmara e Wi-Fi, o que deve vir a ser incorporado em breve.

Está assim disponível uma plataforma onde devem aparecer a curto prazo mais e inovadoras aplicações, com algumas aplicações Linux a serem portadas para esta plataforma, como jogos, VoIP, media players (já dispõe de um leitor de MP3) e aplicações profissionais como localização e gestão de frotas, etc...

Esta apresentação é esclarecedora.

Em alternativa, podem optar também pelo Qtopia Greenphone.