terça-feira, 24 de abril de 2007

Backup automático de disco USB (pen drive)

Hoje em dia toda a gente tem uma pen drive para levar os seus ficheiros de um lado para o outro. E muitas vezes está lá trabalho importante. Mas impõe-se uma pergunta: o que acontece se se perde a pen drive? Ou se esta se avaria? Quem é que faz backups regulares da pen drive? Muito pouca gente!

Pessoalmente tenho por hábito fazer um backup cerca de uma vez por semana. Quando o trabalho é muito, faço backup mais vezes. Mas já por duas vezes as avarias me fizeram perder as versões mais recentes. E isto chateia.

Por isso aqui há uns dias decidi "coçar esta comichão" e resolver o problema de forma mais sistemática: arranjei maneira de fazer um backup automático cada vez que ligo a pen drive a um computador.

(sim, eu sei que há software específico para isto, mas que querem, apeteceu-me fazer mais um)

A receita é relativamente simples: um script (DOS batch file) que faz o backup, um ficheiro de definição de autorun e já está.

1. O script de backup - Basta instalar, na root-folder da pen drive, um ficheiro chamado penbackup.bat, com o seguinte conteúdo:
explorer .
set BACKUPDIR="%USERPROFILE%\Pen Backup"
if not exist %BACKUPDIR% mkdir %BACKUPDIR%
xcopy . "%USERPROFILE%\Pen Backup" /E /C /H /Y /D

2. O ficheiro de configuração de autorun - basta instalar, no mesmo sítio, um ficheiro chamado autorun.inf com o seguinte conteúdo:
[autorun]
action=Backup e Visualização do conteúdo
open=penbackup.bat
icon=autorun.ico (opcional)
label=PenDrive do Fernando
3. [opcional] Um ícone para a pen drive - basta colocar no mesmo sítio um ficheiro de formato ICO (ícones do Windows)

Uma das coisas interessantes desta solução é que, sem trabalho nenhum, o XCOPY copia apenas aquilo que foi alterado, o que faz com que o backup seja geralmente rápido.

O que acontece? Quando se liga a pen drive ao computador, salta-nos uma janelita como esta aqui ao lado e basta escolher a primeira opção para abrirmos a pasta e, ao mesmo tempo, fazermos um backup para o nosso computador.

Os leitores mais atentos talvez descubram rapidamente alguns problemas nesta solução, que terão que ser resolvidos noutra versão da "receita":
  • segurança: cuidado com os computadores onde se liga a pen drive - como o backup é automático podemos deixar, inadvertidamente, uma cópia de todos os nossos ficheiros num computador alheio
  • sistema operativo - isto está feito só para Windows :-(
  • estética - uma janelinha preta que se abre e fecha automaticamente, é feia
Se isto servir para alguém, fico satisfeito. Se entretanto alguém arranjar uma coisa melhor, avise!