Avançar para o conteúdo principal

Web Rage - Um artigo a ler


Quantos de nós, que trabalham em TI(s), não sofreram na pele a troca de e-mails desagradáveis que chegam muitas vezes a atingir os limites da má educação.

Mesmo assim teimamos em tentar discutir e muitas vezes decidir apenas com base em trocas de mensagens escritas.

Gosto de usar mensagens escritas numa série de meios : blog(s), mensagens instantâneas e sms(s).
Em muitos casos estes meios ajudam-me pois podem permitir uma leitura mais objectiva do conteúdo estrito e menos de emoções que normalmente são acessórias ao problema.

Tenho no entanto de reconhecer que quando começa a correr mal, corre mesmo muito mal. As emoções de quem está do outro lado começam a impedi-lo de pensar.
Daniel Goleman e Clay Shirky publicaram um artigo onde tecem algumas considerações sobre os problemas destas formas de comunicação e explicam os mecanismos que os provocam.

Concordo no geral com o artigo, no entanto os autores partem de uma premissa que muitas vezes não se encontra na realidade : de que a comunicação é entre indivíduos que pessoalmente têm boa empatia e conseguem colaborar.

Na minha experiência pessoal já consegui melhor comunicação on-line do que pessoalmente. Tentando fazer uma análise das pessoas em causa consigo concluir de que se trata de pessoas cuja reacção emocional imediata é sempre de defesa. Neste caso a comunicação por e-mail oferece ao indivíduo um tempo de reflexão que lhe permitirá responder de uma forma mais racional e ponderada.

Mas, volto a frisar, concordo com os autores de que o processo de decisão por e-mail não será em geral uma forma mais eficaz do que reuniões frente a frente.

Comentários

  1. ... e às vezes a coisa vai longe demais! Veja-se esta história http://www.theinquirer.net/default.aspx?article=41268

    É a história de dois tipos que se zangaram online e um deles percorreu 1300 milhas para ir deitar fogo à casa do outro!

    Cuidado com o que dizem online! Um dia pode vir um maluco qualquer do outro lado do mundo pedir explicações! ;-)

    ResponderEliminar

  2. Na minha experiência pessoal já consegui melhor comunicação on-line do que pessoalmente. Tentando fazer uma análise das pessoas em causa consigo concluir de que se trata de pessoas cuja reacção emocional imediata é sempre de defesa. Neste caso a comunicação por e-mail oferece ao indivíduo um tempo de reflexão que lhe permitirá responder de uma forma mais racional e ponderada.


    Concordo plenamente. Mas apenas quando as duas são pessoas de mente aberta, e apenas têm dificuldade de expressão oral verbal. Com o texto, não nos interrompemos uns aos outros.

    Se a pessoa tem a mente fechada e não a quer abrir, nem com um martelo se a abre.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Backup automático de disco USB (pen drive)

Hoje em dia toda a gente tem uma pen drive para levar os seus ficheiros de um lado para o outro. E muitas vezes está lá trabalho importante. Mas impõe-se uma pergunta: o que acontece se se perde a pen drive ? Ou se esta se avaria? Quem é que faz backups regulares da pen drive ? Muito pouca gente! Pessoalmente tenho por hábito fazer um backup cerca de uma vez por semana. Quando o trabalho é muito, faço backup mais vezes. Mas já por duas vezes as avarias me fizeram perder as versões mais recentes. E isto chateia. Por isso aqui há uns dias decidi "coçar esta comichão" e resolver o problema de forma mais sistemática: arranjei maneira de fazer um backup automático cada vez que ligo a pen drive a um computador. (sim, eu sei que há software específico para isto, mas que querem, apeteceu-me fazer mais um) A receita é relativamente simples: um script (DOS batch file ) que faz o backup , um ficheiro de definição de autorun e já está. 1. O script de backup - Basta instalar, na roo...

Conferência Europeia da Comunidade Alfresco

Já foi há quase quinze dias, mas julgo que ainda será relevante abordar a Conferência Europeia da Comunidade Alfresco, que decorreu em Barcelona no dia 22 de Abril. Com uma audiência de mais de 200 pessoas (a sala reservada estava cheia) vindas de vários pontos da Europa, este evento serviu para que muita gente desta comunidade se encontrasse pela primeira vez face a face. A Alfresco Inc. é uma empresa recente, que apostou em criar uma solução de gestão documental de topo de gama usando o modelo open-source . Considerando que a empresa, no seu terceiro ano de actividade, já atingiu o break-even , parece ter sido uma boa aposta. No arranque da conferência esteve John Powell, CEO da empresa, que falou um bocado sobre a excelente evolução da empresa e abordou a "guerra" entre o modelo de negócios proprietário e o modelo de código aberto. Exemplificou este conflito com o Microsoft SharePoint, que ele designou como "a morte da escolha", justificando o epíteto pelo facto ...

Ideias sobre o ensino à distância em 2020

O processo de combate ao COVID-19 obriga a que todos repensem as suas actividades normais e um dos sectores mais afectados é o Ensino. Diz-se com frequência que o Ensino em Portugal continua no séc. XX, porque continua a depender quase totalmente de lápis, caneta, papel e livros. Entre os anos de 1965 e 1987, Portugal teve a  Telescola , um projecto de ensino à distância que tentava resolver a falta de professores do ciclo preparatório (5º e 6º anos) em locais remotos. Desde então, tanto quanto sabemos, não houve mais projectos de ensino à distância em larga escala. Retrospectivamente, talvez tenha sido um erro mas, enfim, são coisas fáceis de dizer à posteriori. O tele-ensino não é uma coisa nova e os constrangimentos tecnológicos de hoje são muito menores. Nada que se compare, por exemplo com a experiência School of the Air , existente na Austrália desde 1951, quando os miúdos podiam apenas falar com os professores por rádios alimentados a pedais. Foto: "Miss Molly Ferg...