Avançar para o conteúdo principal

There is no I in a Team

There is no I in a Team

Tradução livre, “não há um Eu numa equipa”. Em inglês funciona melhor, porque literalmente a palavra TEAM não tem nenhum I. A interpretação directa é que não deve de haver individualismo numa equipa. Que a equipa deve de funcionar como um todo, evitando individualismos. Fazendo com que a responsabilidade pelos sucessos, ou insucessos sejam da equipa como um todo e não de um ou outro elemento da mesma. Um pensamento bonito!

Em contraposição também se pode dizer “Eu não faço a equipa”. O que pode levar à desresponsabilização do “Eu” face à dinâmica do grupo. A culpa não é minha, a equipa é que falhou. Como uma desculpabilização face os eventos. Ou seja empurra-se para a equipa toda a responsabilidade dos insucessos do projecto.

No mundo real, qualquer equipa para funcionar, precisa de uma organização, quer seja espontânea, imposta por uma hierarquia, ou no seguimento de um Líder.

Uma equipa surge de uma forma espontânea, normalmente em cenários de catástrofe, ou quando há uma ameaça externa muito grande apela à união do grupo. Estas equipas funcionam normalmente apenas enquanto há esse elemento aglutinador exterior. Em que cada um assume o seu papel, assumindo os riscos pelo todo e enfrentando os seus medos. Porque de outra forma sabe que dificilmente terá sucesso. Neste cenário todos os elementos colaboram de uma forma espontânea fazendo o que julgam ser melhor para o grupo. A soma das acções individuais criam a força da equipa.

A organização mais comum de uma equipa é sob o controlo de uma hierarquia. Funciona assim nos exércitos há séculos. Um estratega encarrega-se de comandar uma equipa com ordens muito directas. Em que cada um dos membros as cumpre sem questionar. No fim a responsabilidade pelo sucesso, ou insucesso é apenas do membro hierarquicamente superior. Visto que foi ele quem tomou praticamente todas as decisões. Claro que ele recruta os elementos do seu grupo, claro que ele toma em conta as características de cada um (se as conhecer). Para obter o sucesso, mas ele é que toma todas as decisões.

Uma equipa baseada numa liderança é algo utópico, mas que alguns raros eleitos conseguem alcançar. Normalmente surge um Líder que pelas suas capacidades se destaca no grupo e que inspira confiança aos outros elementos. Se o suposto líder tiver realmente qualidades de liderança, vai incentivar cada elemento do grupo a participar de uma forma construtiva nos problemas do projecto. Mantendo-os motivados e empenhados em concretizar cada tarefa com sucesso. Um verdadeiro Líder não receia de ser confrontado com as ideias de outros elementos do grupo, melhorando sempre a solução inicial com essas ideias novas. Por forma a que por fim o resultado do empreendimento seja o espelho da participação de todos. Rejeitando o vedetismo que lhe podia ser atribuído. Porque ele sabe que teve esse sucesso porque esta era a equipa que o rodeava e que foi a participação de todos que possibilitou o sucesso.

Tinha-me esquecido que há também outro tipo de equipas que infelizmente rodeia-nos. Equipas que até têm um chefe, mas que este procura empurrar as responsabilidades que se recusa a assumir para cima dos outros elementos. Procurando ter registo das evidências que responsabilizam de alguma forma aquele vai assumir o papel do bode-expiatório. Este tipo de chefe, é o verdadeiro motivo para a destruição das equipas que era suposto funcionarem bem. Por vários motivos, primeiro, porque obriga a cada elemento das equipas manter registos defensivos para evitarem serem eles considerados os bodes-expiatórios. Colocam um clima de suspeição na equipa. Além disso prejudicam o “cliente” do projecto, porque este só vai ser confrontado com o insucesso demasiado tarde e normalmente vai optar por acreditar no “azar” do chefe, mantendo-o à frente do projecto, agora livre de todos supostos os problemas. Tenham medo dos chefes que dão carta branca para tarefas, normalmente, se correm bem, assumem-nas se correm mal foram vocês que falharam.

Se numa primeira vista, o mote “theres is no I in a Team” me parecia bem, porque evita vedetismos, agora penso de outra forma, “It must be a I in a Team”. I think in the team ! I speak to the team! I do for the team! I am in the TEAM!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

[Off-topic] "Novas" tendências de gestão

Afinal as novas tendências de gestão não são de agora. E as suas consequências também já são conhecidas há muito. Vejam esta carta do Senhor Vauban , Engenheiro Militar e Marechal de França, dirigida ao Senhor Losvois, Ministro da Guerra de Luís XIV, datada de 17 de Julho de 1683. "Monsenhor: ... Há alguns trabalhos nos últimos anos que não acabaram e não acabarão nunca, e tudo isso, Monsenhor, porque a confusão que causam as frequentes baixas de preços que surgem nas suas obras só servem para atrair como empreiteiros os miseráveis, malandros ou ignorantes e afugentar aqueles que são capazes de conduzir uma empresa. Digo mais, deste modo eles só atrasam e encarecem as obras consideravelmente porque essas baixas de preços e economias tão procuradas são imaginárias, dado que um empreiteiro que perde, faz o mesmo que um náufrago que se afoga, agarra-se a tudo o que pode; e agarrar-se a tudo, no ofício de empreiteiro, é não pagar aos fornecedores, pagar baixos salários, ter os piores

Conferência Europeia da Comunidade Alfresco

Já foi há quase quinze dias, mas julgo que ainda será relevante abordar a Conferência Europeia da Comunidade Alfresco, que decorreu em Barcelona no dia 22 de Abril. Com uma audiência de mais de 200 pessoas (a sala reservada estava cheia) vindas de vários pontos da Europa, este evento serviu para que muita gente desta comunidade se encontrasse pela primeira vez face a face. A Alfresco Inc. é uma empresa recente, que apostou em criar uma solução de gestão documental de topo de gama usando o modelo open-source . Considerando que a empresa, no seu terceiro ano de actividade, já atingiu o break-even , parece ter sido uma boa aposta. No arranque da conferência esteve John Powell, CEO da empresa, que falou um bocado sobre a excelente evolução da empresa e abordou a "guerra" entre o modelo de negócios proprietário e o modelo de código aberto. Exemplificou este conflito com o Microsoft SharePoint, que ele designou como "a morte da escolha", justificando o epíteto pelo facto

O que é uma POOL ?

Tenho andado a fazer implementações de mecanismos de pooling em Java 2 Enterprise Edition. Como me parece um conceito algo lato tentei a abordagem do dicionário. Alguns mostram que de facto a palavra é usada para muita coisa. A definição mais comum é "piscina". A que mais me agradou foi o que descobri na wikipedia , onde pooling é apresentada como uma técnica para guardar qualquer coisa que já não é necessária em determinado sitio (a que se chama pool ) com o objectivo de a usar quando necessário optimizando assim a utilização de recursos disponíveis. Partindo para a computação, existem vários tipos de pools: Thread Pool - Conjunto de threads livres que se vão adicionando a um fifo quando não necessárias e retirando quando se quiserem usar. Memory Pool - Conjunto de blocos de memória, todos da mesma dimensão, que se alocam inicialmente e usam à medida que necessário garantindo que o tempo de alocação de memória é constante e a fragmentação minima. Connect