segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Urgente é acabar com o desperdício, a dependência e a inércia

O Município de Benavente lançou um Concurso Público Urgente para pagar €120.000,00 em licenciamento de software diverso de uma muito conhecida multinacional norte-americana.

O que é que é Urgente nisto?

É urgente deixar de pagar por software que não se usa ou se usa muito pouco.

É urgente deixar de pagar por software caro que tem alternativas gratuitas ou muito mais baratas.

É urgente aplicar o pouco dinheiro que temos de forma a reduzir a nossa dependência tecnológica e não a aumentá-la.

É urgente parar com o desperdício de verbas em licenciamento de software quando uma pequena parcela dessas despesas pode ser aplicada a comprar serviços a empresas portuguesas para mudar este estado de coisas.

O Município de Benavente só faz o que vê os outros fazerem. E nem sequer é dos que esbanjam mais, de certeza. Só que me passou pela frente agora mesmo e achei que era altura de desabafar sobre isto.

2 comentários:

  1. e se a cmb utilizar software que corre apenas em windows? Se calhar até podiam usar o Wine...

    e os custos de formação dos funcionários da câmara... é que linux e windows são como o dia e a noite.

    Embora seja adepto do linux (ubuntu), o Windows ainda é essencial no meu trabalho e apenas a Oracle faz aplicações em java que correm em Windows/Linux.

    Talvez daqui a uns 2/3 anitos isto mude...

    ResponderEliminar
  2. Provavelmente nem 3 anos vão chegar. A dependência levou muitos anos a criar-se e vai levar muitos anos a desfazer. Mas é essencial que haja a consciência dessa dependência para que se possa trabalhar diariamente a reduzi-la.

    Podíamos estar a falar também de drogas ou álcool, não vos parece? - é, de facto, parecido. Em todas as situações de dependência acabamos por gastar dinheiro que não temos e pôr em causa o nosso futuro.

    ResponderEliminar