Avançar para o conteúdo principal

Arquivar email por assunto não compensa

Um estudo levado a cabo pela IBM demonstrou que os utilizadores que criam pastas por assunto para facilitar a pesquisa posterior de emails não têm realmente vantagem no momento em que precisam deles, quando comparados com os utilizadores que usam os mecanismos de busca que o software lhes dá. De facto, o estudo acaba por concluir que quem usa pastas por assunto leva um pouco mais de tempo a encontrar os emails que procura. Esta diferença no tempo de pesquisa, somada ao tempo necessário para ler e arquivar correctamente todos os emails recebidos no dia-a-dia, permite concluir que o esforço de arquivar por assunto não compensa realmente.




Para quem recebe muitos emails, no entanto, o potencial de crescimento das pastas pode ser um problema, pois o software de email pode tornar-se lento a processar pastas grandes. Para prevenir esta situação recomenda-se que se faça um arquivo de emails por pastas, mas apenas com separação cronológica. Na maior parte das situações bastará, por exemplo, tirar de 3 em 3 meses as mensagens da pasta de entrada para pastas trimestrais, o que reduz muito o trabalho necessário para as arquivar e reduz também a probabilidade de encontrar problemas por excesso de tamanho da pasta de entradas.



Comentários

  1. Viva

    Tenho de facto sofrido um pouco na procura de um cliente de mail que me dê resposta às necessidades. Tenho 4 contas de mail que consulto diariamente e, como é fácil de perceber, requer organização.

    Alguns anos depois, finalmente encontrei. Desde Abril +/- que uso o Opera, e a minha vida nunca mais foi a mesma :)

    Encontro mensagens rapidamente; com um clique tenho as mensagens todas de um contacto; apesar de dar um clique numa mensagem e ler, só quando a marco como efetivamente lida é que fica arrumada nas lidas (noutros um clique era o suficiente para desaparecer) o que me permite manter sempre estampada na cara a lista de tarefas pendentes; browser integrado num simples separador; etc ...

    Não sei se entretanto outros já permitem esta facilidade de uso, mas eu já não quero outra coisa. Ganhei muito tempo!

    Cumprimentos,
    Nuno Dorotea

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Conferência Europeia da Comunidade Alfresco

Já foi há quase quinze dias, mas julgo que ainda será relevante abordar a Conferência Europeia da Comunidade Alfresco, que decorreu em Barcelona no dia 22 de Abril. Com uma audiência de mais de 200 pessoas (a sala reservada estava cheia) vindas de vários pontos da Europa, este evento serviu para que muita gente desta comunidade se encontrasse pela primeira vez face a face. A Alfresco Inc. é uma empresa recente, que apostou em criar uma solução de gestão documental de topo de gama usando o modelo open-source . Considerando que a empresa, no seu terceiro ano de actividade, já atingiu o break-even , parece ter sido uma boa aposta. No arranque da conferência esteve John Powell, CEO da empresa, que falou um bocado sobre a excelente evolução da empresa e abordou a "guerra" entre o modelo de negócios proprietário e o modelo de código aberto. Exemplificou este conflito com o Microsoft SharePoint, que ele designou como "a morte da escolha", justificando o epíteto pelo facto ...

Backup automático de disco USB (pen drive)

Hoje em dia toda a gente tem uma pen drive para levar os seus ficheiros de um lado para o outro. E muitas vezes está lá trabalho importante. Mas impõe-se uma pergunta: o que acontece se se perde a pen drive ? Ou se esta se avaria? Quem é que faz backups regulares da pen drive ? Muito pouca gente! Pessoalmente tenho por hábito fazer um backup cerca de uma vez por semana. Quando o trabalho é muito, faço backup mais vezes. Mas já por duas vezes as avarias me fizeram perder as versões mais recentes. E isto chateia. Por isso aqui há uns dias decidi "coçar esta comichão" e resolver o problema de forma mais sistemática: arranjei maneira de fazer um backup automático cada vez que ligo a pen drive a um computador. (sim, eu sei que há software específico para isto, mas que querem, apeteceu-me fazer mais um) A receita é relativamente simples: um script (DOS batch file ) que faz o backup , um ficheiro de definição de autorun e já está. 1. O script de backup - Basta instalar, na roo...

Horário de trabalho

A trabalhar há dois meses na Irlanda, ando para escrever alguns apontamentos daqui de Dublin, mas são tantos e tão diversos que há matéria aqui para escrever um blog inteiro (e talvez ainda o faca se a inspiração vier em meu auxílio). Há no entanto uma diferença que encontrei por aqui que é muito mais marcante do que eu poderia supor poder ser, e lembrei-me deste ponto que talvez se acomode bem neste blog e no tipo de posts que por aqui há. Falo do horário de trabalho . O horário que por aqui se pratica, e que suponho generalizado, é de entrar as 9h e sair as 17h, com meia-hora de almoço. Ou seja, 7 horas e meia. Ou seja, meia-hora de diferença para o horário "normal" de Portugal. E que diferença que essa diferença faz... Os irlandeses não são muito "fanáticos" com o trabalho e os horários, não se trata de regimes "autoritários" como parece ser em Inglaterra ou na Alemanha - a propósito, sabem que os alemães dizem que na Alemanha a taxa de criminalidade é ...