terça-feira, 2 de maio de 2006

JBoss Mail Server - Status ; Um exemplo com flex

A actualização do estado do servidor de mail da JBoss (ou será Red Hat ;-) ) chamou-me à atenção. Ainda não estamos numa versão 1.0 em qualidade de produção mas já está no milestone 5.

Entre outras coisas diz-se :

....
  • WebMail- ... Pessoal... os mais industriosos de vós vão fazer chichi nas calças ao ver o que fizémos em tão pouco tempo (acredito que os mais industriosos irão provavelmente compilar a partir do head do CVS e estragar-me a surpresa...). Outros que não nomearei vão provavelmente tentar ver e ficar com uma enorme dor de cabeça uma vez que nos estamos a aproximar deles e muito fácilmente os iremos ultrapassar. Para vossa informação, nós fizemo-lo com o Macromedia Flex da Adobe. O Flex é uma framework (baseada em Flash) para desenvolvimento de interfaces GUI. E é livre como na cerveja.
...

Foi a utilização do flex que me chamou a atenção. No desenvolvimento que fazemos em Java usamos sobretudo JSF mas já falámos sobre esta ferramenta.

Não imaginava era ler tão rápidamente um feedback tão positivo de developers que estão a fazer algo real com ela.

Não tinha também percebido que a versão 2.0 será gratuita, mas aparentemente não livre. Resta compreender até que ponto ficamos ou não "agarrados" à macromedia quando fizermos qualquer coisa com ela.

Com esta referência fiquei agora com a certeza que é algo a seguir atentamente.