sexta-feira, 13 de abril de 2007

Networking Profissional apoiado pela Net

Apesar de este mundo ser pequeno é muito fácil perder o rasto aos amigos e conhecidos. Principalmente para quem, como nós informáticos, de vez em quando tem que mergulhar durante uns meses em projectos. Quando se volta à superfície já está tudo diferente. Pessoas com quem trabalhámos mudaram de emprego. Empresas fecharam ou "fundiram-se". Os endereços de email já não são os mesmos. Etc.

Felizmente o mundo é mesmo pequeno e existe a Net e o LinkedIn.

O LinkedIn é um site de social networking dedicado ao mundo dos negócios. Com um interface muito simples é possível manter as ligações profissionais e recuperar contactos antigos.

A primeira coisa a fazer é ir ao site e registarmo-nos. Depois podemos, de uma forma simples, começar a procurar pessoas conhecidas, por nome ou ou endereço de email. Quando as encontramos já registadas no site podemos sugerir-lhes estabelecer uma conexão, para nos mantermos em contacto. Se não estiverem registadas, podemos convidá-las a registarem-se e a ligar-se connosco.

Uma das coisas mais engraçadas que o LinkedIn tem é podermos ver as conexões dos nossos conhecidos. Embora isto seja opcional (cada um de nós pode optar se deixa ou não que as suas conexões sejam visíveis) esta é uma das facilidades mais interessantes do site. É que, gostemos ou não, nós dependemos da nossa rede de conhecimentos e esta tem um valor intrínseco que afecta a nossa carreira e o nosso desempenho.

Outra coisa engraçada é a possibilidade de nos mantermos a par da evolução da carreira dos nossos amigos e conhecidos. O que faz com que, quando eles mudem de cargo ou organização, nós fiquemos imediatamente a saber. Quando eles acrescentam contactos à sua lista de conexões ou alteram o seu profile também somos logo informados.

Para terminar, falta destacar só mais uma das muitas coisas úteis que o LinkedIn faz por nós: a possibilidade de procurarmos, na nossa rede de contactos, alguém que conhece alguém que nós queremos conhecer. Isto é muito valioso. Seja numa situação comercial, em que precisamos de estabelecer uma ponte com um potencial cliente. Seja numa situação de procura de emprego, em que nos dava jeito conhecer alguém que esteja numa empresa a que nos estamos a candidatar. Seja numa situação de contratação, em que procuramos saber quem conhece a pessoa que estamos a pensar contratar. As possibilidades são extraordinárias. E o mundo é mesmo pequeno, como fica provado com umas poucas pesquisas no site...

Experimentem! - www.linkedin.com

P.S.: o nível básico do serviço é grátis ;-)