sábado, 21 de abril de 2007

Java 6 no Ubuntu

A implementação completa da Sun do stack Java está actualmente disponível nos repositórios de pacotes do Ubuntu 7 (ver mais).

Desta forma o JDK, o ambiente de desenvolvimento integrado Netbeans, o servidor de aplicacões JEE Glassfish e a base de dados Java DB (baseada no Apache Derby) instalam-se com dois ou três comandos simples (enter no dselect ou click no synaptic) sendo as dependências automaticamente resolvidas.

Após a notícia da disponibilidade do Java em GPL, este era um marco pelo qual esperava ansiosamente.

Não porque não pudesse fazer o download dos produtos do site da Sun, mas porque quero caminhar para que a instalação e actualização das minhas ferramentas consumam cada vez menos tempo, sejam mais seguras e me dispensem para trabalhar naquilo que verdadeiramente me interessa.

Por enquanto, estes pacotes estão disponíveis no repositório multiverse (para produtos com licenças diversas), mas (dado o licenciamento GPL) é previsível a sua rápida disponibilidade no repositório main.

Este passo permitirá a adição de inúmeros projectos livres construídos em java ao repositório do Ubuntu e abre caminho à sua entrada no Debian e consequentemente em todas as outras distribuições dele derivadas.