quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

GMail, GDocs, GCalendar, GDrive... GPrivacidade?

Segundo a agência Reuters, a Google está prestes a disponibilizar um serviço de alojamento de ficheiros gratuito, denominado GDrive, noticia a EarthTimes. Mais uma carta para o baralho de funcionalidades que a Google disponibiliza. Rumores falam de sincronia automatica, acesso VPN, etc.

E mais um docinho para nos deleitarmos em troca de privacidade (ou falta dela, diga-se). Ainda acham que isso do Google saber de tudo sobre todos está longe de acontecer? Se há quem não se sinta à vontade a redigir os seus documentos no Google Docs, ou registar marcações pseudo-secretas no Google Calendar, já um serviço como o GDrive pode levar muitos a pôr ficheiros pessoais de todo o foro como se do servidorzito FTP do nosso ISP pessoal se tratasse.
Não falo por mim, que ainda não me dignei a guardar as minhas coisas noutro sitio - até fotos tenho nos albuns Web do Google Picasa - mas o problema não é o expor dados a um suporte de armazenamento gerido por terceiros. O problema é toda a gente em todo o mundo começar a guardar tudo pro mesmo sítio. E o sonho de um sistema operativo Web 2.0 como o sussurrado Google OS aproxima-se. Queremos mesmo evoluir para lá do paradigma Offline Desktop?