Avançar para o conteúdo principal

Seis sugestões para quem procura emprego pela Net

Quem vê telejornais por estes dias pode achar estranho, mas lá na empresa estamos a contratar pessoal. Mistérios da Economia... Por causa disto tenho tido que analisar muitas candidaturas nas últimas semanas. E há algumas coisas que me chocam, pelo que decidi fazer este post.

Se andam à procura de emprego e a enviar CVs para as empresas, vejam isto como um desabafo de quem tem que ler dezenas de emails escritos descuidadamente e à pressa, onde muitas vezes nem se percebe sequer a que é que o candidato se está a candidatar. Como se procurar emprego fosse um hobby pouco importante...

Sugestão nº 1 - Sigam as regras da candidatura à risca

Se o empregador vos pede o CV em PDF mandem-no em PDF. Se vos pede "exclusivamente em PDF" é porque ele leva a questão a sério. Provavelmente é alguém que não gosta de formatos proprietários. E se receber um CV em formato MS-DOC vai ficar especialmente irritado, porque quando escreveu um anúncio a pedir "exclusivamente em PDF" era porque não queria mesmo receber CVs em MS-DOC.

Vocês querem mesmo que a primeira emoção que o empregador sente quando vê a vossa candidatura seja raiva pelo desleixo, preguiça ou o que quer que seja que vos levou a não respeitar as regras? ;-)

Sugestão nº 2 - Gastem tempo na candidatura

Não se limitem a mandar um email vazio com o CV em anexo. Expliquem em duas ou três linhas quem são e porque se estão a candidatar. Sejam claros na mensagem. Usem palavras vossas e não minutas copiadas da net.

Sugestão nº 3 - Se não sabem escrever, aprendam

A culpa dos vossos erros ortográficos e gramaticais pode ser do sistema de ensino. Mas o problema agora é vosso e não dos professores que nesta altura vão a caminho da reforma. Liguem o corrector ortográfico, pelo menos. E leiam bem o que escrevem antes de enviar a candidatura.

Sugestão nº 4 - Saber inglês é bom, mas...

Enviar uma candidatura em inglês é bom, porque mostra uma predisposição para abordar o trabalho numa perspectiva internacional. Mas verifiquem bem o texto. Os erros que lá estejam podem prejudicar mais do que o benefício que o inglês traz.

Sugestão nº 5 - Estudem a empresa

Logo que possam, dêem a entender ao empregador que se interessaram pela empresa e tentaram compreendê-la. Estudem o website e quaisquer referências que encontrem sobre ela. "Amor com amor se paga", o que quer dizer que se se interessarem pelo vosso potencial empregador há mais probabilidade de ele se interessar por vocês.

Sugestão nº 6 - Cuidado com a vossa imagem virtual

Uma candidatura enviada de um email do género "sexygirl1985" pode ser levada a sério? A vossa página do Hi5 está cheia de asneiras? Tenham cuidado com o que põem na net em vosso nome. Não há detergente eficaz para essas manchas.



Enfim. Estas são só as que me vêm agora à cabeça. Recordem-se sempre:
-- "não há segunda oportunidade para causar uma boa primeira impressão".


[adição posterior]


Sugestão nº 7 - Cuidado com a vossa imagem real

As fotos nos CV são uma boa ideia, mas... seja o candidato bonito ou feio, o importante é que ponha uma cara simpática e bem disposta. É que não conheço ninguém que contrate pessoas por ter medo delas. ;-)

Sugestão nº 8 - Para onde vai mandar esse email?

A maior parte das empresas bem organizadas tem um endereço de email específico para receber candidaturas de emprego. Use esse endereço para enviar a sua. Se, em vez disso, a enviar para o endereço geral da empresa na esperança que do outro lado haja um reencaminhamento para o sítio certo, esqueça. Uma competência fundamental de qualquer emprego é saber ler. Se você não é capaz de encontrar o endereço certo no anúncio ou no site, não será certamente um candidato adequado para o emprego.

Comentários

  1. Podes-me fazer "forward" da candidatura da "sexygirl1985"?

    (caramba, nao resisti...)

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pelo post.
    Sou estudante universitário na área da engenharia informática e esses conselhos vão ser bastante úteis para mim num futuro próximo.

    =)
    Um bem haja e parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
  3. Este post levanta até questões de filosofia de vida.
    O que é que interessa mais? Responder ao maior número de anúncios? Ou responder bem aos que se responde, aumentando as hipóteses de ser contratado? É um sinal dos tempos.

    Entendo perfeitamente o que dizes e atrevo-me a acrescentar, quando dizes para o candidato analisar a empresa, levantas uma questão muito importante. Será que a empresa é realmente interessante para ele? Ou se entrar vai dar-se mal por isto ou aquilo?

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigado pelas dicas.
    Ando à procura de novo emprego, após o anterior contrato ter terminado no início do ano, e poder melhor a forma como me apresento a uma empresa, pela perspectiva de quem analisa as candidaturas é algo muito importante.

    Se me permites, gostava de te colocar uma questão: quão extenso achas que deve ser o CV?
    O meu actual é bastante resumido, mas já tenho recebido feedback de colegas na mesma situação e de pessoas que recebem o meu CV que gostariam de ver muitos mais detalhes.
    Obrigado em avanço.


    PS2. há por ai alguma vaga pra mim, na área administração de sistemas?

    ResponderEliminar
  5. Johny: quando sugiro que o candidato estude a empresa não estava a pensar nessa questão, mas sim, também é importante saber se é mesmo esse género de empresa que o candidato procura.

    BUGabundo: um CV deve ter duas ou três páginas no máximo, o que não quer dizer que não possa ter anexos. O pessoal com pouca experiência terá principalmente dificuldade em encher as duas páginas. Mas o pessoal mais experiente terá tendência a pôr lá tudo o que fez, em detalhe. Na minha opinião o CV que é apresentado deve ser "costumizado" à medida do lugar pretendido e da empresa, reduzindo as partes que não interessam e destacando as partes que interessam a quem vai ler. (e sim, estamos à procura de sysadms)

    ResponderEliminar
  6. @Jonny não deixes que isso te impeça:
    http://dl.getdropbox.com/u/112892/ECV-77921%20PT.pdf
    Aqui fica o link para o meu CV.

    Aonde é que há vagas?

    ResponderEliminar
  7. Aqui vao mais uns "bitites" sobre como escrever CV's, "even in choppy waters"...

    ResponderEliminar
  8. Dá-me ideia que este blog anda um bocado "as moscas", já que parece que ninguem clicou no meu link, que está obviamente errado. Vamos lá ver se desta vez está certo...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

[Off-topic] "Novas" tendências de gestão

Afinal as novas tendências de gestão não são de agora. E as suas consequências também já são conhecidas há muito. Vejam esta carta do Senhor Vauban , Engenheiro Militar e Marechal de França, dirigida ao Senhor Losvois, Ministro da Guerra de Luís XIV, datada de 17 de Julho de 1683. "Monsenhor: ... Há alguns trabalhos nos últimos anos que não acabaram e não acabarão nunca, e tudo isso, Monsenhor, porque a confusão que causam as frequentes baixas de preços que surgem nas suas obras só servem para atrair como empreiteiros os miseráveis, malandros ou ignorantes e afugentar aqueles que são capazes de conduzir uma empresa. Digo mais, deste modo eles só atrasam e encarecem as obras consideravelmente porque essas baixas de preços e economias tão procuradas são imaginárias, dado que um empreiteiro que perde, faz o mesmo que um náufrago que se afoga, agarra-se a tudo o que pode; e agarrar-se a tudo, no ofício de empreiteiro, é não pagar aos fornecedores, pagar baixos salários, ter os piores

Conferência Europeia da Comunidade Alfresco

Já foi há quase quinze dias, mas julgo que ainda será relevante abordar a Conferência Europeia da Comunidade Alfresco, que decorreu em Barcelona no dia 22 de Abril. Com uma audiência de mais de 200 pessoas (a sala reservada estava cheia) vindas de vários pontos da Europa, este evento serviu para que muita gente desta comunidade se encontrasse pela primeira vez face a face. A Alfresco Inc. é uma empresa recente, que apostou em criar uma solução de gestão documental de topo de gama usando o modelo open-source . Considerando que a empresa, no seu terceiro ano de actividade, já atingiu o break-even , parece ter sido uma boa aposta. No arranque da conferência esteve John Powell, CEO da empresa, que falou um bocado sobre a excelente evolução da empresa e abordou a "guerra" entre o modelo de negócios proprietário e o modelo de código aberto. Exemplificou este conflito com o Microsoft SharePoint, que ele designou como "a morte da escolha", justificando o epíteto pelo facto

O que é uma POOL ?

Tenho andado a fazer implementações de mecanismos de pooling em Java 2 Enterprise Edition. Como me parece um conceito algo lato tentei a abordagem do dicionário. Alguns mostram que de facto a palavra é usada para muita coisa. A definição mais comum é "piscina". A que mais me agradou foi o que descobri na wikipedia , onde pooling é apresentada como uma técnica para guardar qualquer coisa que já não é necessária em determinado sitio (a que se chama pool ) com o objectivo de a usar quando necessário optimizando assim a utilização de recursos disponíveis. Partindo para a computação, existem vários tipos de pools: Thread Pool - Conjunto de threads livres que se vão adicionando a um fifo quando não necessárias e retirando quando se quiserem usar. Memory Pool - Conjunto de blocos de memória, todos da mesma dimensão, que se alocam inicialmente e usam à medida que necessário garantindo que o tempo de alocação de memória é constante e a fragmentação minima. Connect