Avançar para o conteúdo principal

Facebook: o fim da privacidade ou o abuso de confiança?

Em Janeiro, Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, afirmou que as expectativas da sociedade mudaram e que a que a privacidade já não é norma.

Esta postura liberal em relação aos dados das pessoas seria pouco importante se fosse apenas uma discussão teórica. Mas Mark Zuckerberg controla a maior rede social do mundo, com mais de 400 milhões de utilizadores registados e, se Mark quiser, pode saber tudo o que eles lá colocam, seja público ou privado, incluindo todas as suas ligações, fotos da família, mensagens trocadas, conversas em chat, etc.. Mais: um dos mecanismos que o Facebook nos disponibiliza para encontrarmos velhos amigos depende de lhe darmos as nossas credenciais de acesso a contas de email, incluindo a nossa palavra passe.

Notícias recentes dão conta de um processo judicial contra Mark Zuckerberg, que é acusado de usar informação confidencial registada no Facebook para entrar nas contas de email de rivais e jornalistas. Muito para além das posições públicas de Mark sobre a pouca importância que dá à privacidade individual, estas notícias indiciam uma prática de total desrespeito pela confiança que os utilizadores do Facebook nele depositaram.

Venha ou não a haver condenação, há um problema de fundo que importa abordar, e não tem a ver com um indivíduo que abusa da confiança. Em vez disso, o problema é a confiança exagerada que os utilizadores de redes sociais e aplicações partilhadas colocam nos empresários que os criaram e nos seus funcionários.

De um modo geral, quando alguém opta por colocar os seus dados num servidor que pode estar do outro lado do mundo, está a arriscar a que esses dados sejam consultados por quem não devia poder fazê-lo. O risco pode ser maior ou menor, consoante o valor dos dados e a honorabilidade da empresa. Mas o risco existe sempre.

E não tenhamos dúvidas: quando os dados contidos no servidor valerem mais do que o negócio de manter o serviço, esses dados vão ser roubados, se dermos essa oportunidade ao ladrão.

Resta saber se algum dia a vítima virá a saber disso e se haverá algum sistema de justiça com braços suficientemente longos para condenar o prevaricador que pode estar numa jurisdição longínqua.

Segundo estimativas apresentadas há pouco tempo, o valor do Facebook deve ultrapassar em breve os mil milhões de dólares, o que será justificado apenas com os enormes lucros de publicidade. Depois de ler isto, talvez comecem a suspeitar que o valor atribuído ao Facebook não é só pelo negócio da publicidade. Eu também. ;-)




Comentários

  1. Viva Fernando.

    A perda de privacidade e as questões inerentes à necessidade de gestão eficaz e segura da identidade digital são assuntos do momento (ou pelo menos deveriam ser). Mas estávamos nós relativamente bem se essas preocupações ficassem contidas no âmbito do Facebook. Hoje em dia ninguém tem a certeza absoluta da origem das receitas gigantescas obtidas por este tipo de redes sociais. E infelizmente há muitas plataformas onde é claro o potencial de abuso (para não dizer abertamente que há mesmo abuso).

    Pensa no Google e em todas as suas vertentes de negócio: gestão de documentos, email, websites, catalogação, historiais de pesquisa, grupos de discussão, blogs e mais recentemente, Buzz, telefones e acesso à net. Se pensares em todos os dados pessoais que podem ser compilados e cruzados o cenário é assustador.

    Pensa no Linkedin com os seus 60 milhões de utilizadores (e em crescimento) e no facto de nunca se poder apagar nada. Todas as mensagens, convites, discussões, perguntas, respostas, nada pode ser apagado. Tudo é arquivado, para sempre. Porquê? O custo de gestão e manutenção dos dados deve ser absurdo. Donde vêm as receitas para justificar este custo?

    Data mining, customer profiling, advertising targetting, background screening ... E isto sem meter na equação a possibilidade de perda de dados por quebra de segurança ou abuso interno. Será a teoria da conspiração? Talvez... E daí que talvez não.

    Um abraço,
    Carlos.

    ResponderEliminar
  2. Os dados da vida pessoal ou profissional actualmente colocados online já são são suficientes para permitir cruzamentos de informação diversos.
    O facebook é apenas o que actualmente é mais mediático. Mas nele as pessoas colocam a informação que sabem estar a expôr aos seus contactos. A google, por exemplo apresenta serviços gratuítos onde aspectos muito importantes da vida de cada um é armazenado nos seus servidores.
    Com a informação de que estes podem dispôr eu seria provavelmente capaz de efectuar pesquisas que descreveriam os aspectos mais privados e tendências da vida das pessoas.
    Eu tenho um sentimento ambivalente em relação à utilização das ferramentas. Por um lado elas são muito úteis e funcionais (as da google), por outro tenho consciência que eles poderão saber o que faço, quando faço, ter acesso a conversas privadas (no email ou chat), o que me interessa e pesquiso (com as pesquisas ou o youtube), a minha rede de contactos (google contacs) ou as pessoas com quem estive (veja-se o poder do reconhecimento de caras recentemente lançado no picasa). Preparam-se agora para entrar no mercado das telecomunicações com o google voice e sabemos que andam a gastar milhões no reconhecimento de texto a partir de áudio.
    Ganhando a google o seu dinheiro com a publicidade, questões como o marketing e publicidade dirigida que se viu no Minority Report estão perto de se tornarem realidade. Imaginem as possibilidades de venda de informação que poderão ter numa aflição de tesouraria.
    Tudo isto é assustador e maravilhoso ao mesmo tempo e na minha opinião a postura a adoptar deve ser de participação e pressão para que novas ferramentas sirvam para mais produtividade e melhores relações entre as pessoas. As associações é um dos meios. A pressão política é outra. E claro está alguns cuidados (como por exemplo a da password do email).
    Mas não tenhamos ilusões...estes meios e mega grupos económicos são para já imparáveis de tão úteis que podem ser.

    ResponderEliminar
  3. Tudo isto é de facto fantástico! A integração entre sistemas, sites, gadgets é cada vez maior.
    Imagino os portugueses durante os descobrimentos... por um lado havia mil riquezas por explorar, o comércio a fazer, lucros imensos à nossa espera. Por outro, eram os piratas dos mares da China, os europeus (sobretudo ingleses), a concorrência dos espanhóis e a pequena capacidade logística.
    Ambas foram ou são épocas de globalização, de grandes riscos, mas também de enormes oportunidades. Enquanto não for completamente regulado, vamos avançando às cegas.

    O importante é que ultrapassamos barreiras diariamente (TV 3D!?!?) e as oportunidades estão todas aí.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. EFF Posts Documents Detailing Law Enforcement Collection of Data From Social Media Sites (aqui)

    Ou como dizia o outro, a unica maneira de garantires a tua privacidade online é nao interessares a ninguem...

    ResponderEliminar
  6. eu pensava que o facebook era só para jogos hehehhe.
    aquilo é só spam

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

[Off-topic] "Novas" tendências de gestão

Afinal as novas tendências de gestão não são de agora. E as suas consequências também já são conhecidas há muito. Vejam esta carta do Senhor Vauban , Engenheiro Militar e Marechal de França, dirigida ao Senhor Losvois, Ministro da Guerra de Luís XIV, datada de 17 de Julho de 1683. "Monsenhor: ... Há alguns trabalhos nos últimos anos que não acabaram e não acabarão nunca, e tudo isso, Monsenhor, porque a confusão que causam as frequentes baixas de preços que surgem nas suas obras só servem para atrair como empreiteiros os miseráveis, malandros ou ignorantes e afugentar aqueles que são capazes de conduzir uma empresa. Digo mais, deste modo eles só atrasam e encarecem as obras consideravelmente porque essas baixas de preços e economias tão procuradas são imaginárias, dado que um empreiteiro que perde, faz o mesmo que um náufrago que se afoga, agarra-se a tudo o que pode; e agarrar-se a tudo, no ofício de empreiteiro, é não pagar aos fornecedores, pagar baixos salários, ter os piores

Conferência Europeia da Comunidade Alfresco

Já foi há quase quinze dias, mas julgo que ainda será relevante abordar a Conferência Europeia da Comunidade Alfresco, que decorreu em Barcelona no dia 22 de Abril. Com uma audiência de mais de 200 pessoas (a sala reservada estava cheia) vindas de vários pontos da Europa, este evento serviu para que muita gente desta comunidade se encontrasse pela primeira vez face a face. A Alfresco Inc. é uma empresa recente, que apostou em criar uma solução de gestão documental de topo de gama usando o modelo open-source . Considerando que a empresa, no seu terceiro ano de actividade, já atingiu o break-even , parece ter sido uma boa aposta. No arranque da conferência esteve John Powell, CEO da empresa, que falou um bocado sobre a excelente evolução da empresa e abordou a "guerra" entre o modelo de negócios proprietário e o modelo de código aberto. Exemplificou este conflito com o Microsoft SharePoint, que ele designou como "a morte da escolha", justificando o epíteto pelo facto

O que é uma POOL ?

Tenho andado a fazer implementações de mecanismos de pooling em Java 2 Enterprise Edition. Como me parece um conceito algo lato tentei a abordagem do dicionário. Alguns mostram que de facto a palavra é usada para muita coisa. A definição mais comum é "piscina". A que mais me agradou foi o que descobri na wikipedia , onde pooling é apresentada como uma técnica para guardar qualquer coisa que já não é necessária em determinado sitio (a que se chama pool ) com o objectivo de a usar quando necessário optimizando assim a utilização de recursos disponíveis. Partindo para a computação, existem vários tipos de pools: Thread Pool - Conjunto de threads livres que se vão adicionando a um fifo quando não necessárias e retirando quando se quiserem usar. Memory Pool - Conjunto de blocos de memória, todos da mesma dimensão, que se alocam inicialmente e usam à medida que necessário garantindo que o tempo de alocação de memória é constante e a fragmentação minima. Connect