Avançar para o conteúdo principal

Estratégia: Tecnologia e Agricultura

Técnicos e Agricultores

Isto poderia ser um comentário ao belo post do Fernandez, mas vai em separado pois toca em mais qualquer coisa, mas o do Fernandez fez uma óptimo abertura!

Podemos talvez ver as coisas por um ângulo um pouco diferente, e porque não uma conciliação das 2 coisas? Tipo terceira alternativa aos estilo do Covey. Livro recomendado a todos, mesmo técnicos e agricultores.

Dou um exemplo pessoal, mas penso que não é único pelas conversas com os colegas do MEIC. Eu sempre tive o bichinho da electrónica, faço projectos, consultoria, dou aulas, contínuo a estudar à noite, etc..., sempre há volta dos Sistemas de Informação, quer mais numa componente técnica como de gestão. Aqui, profissionalmente estou inserido no grupo dos Técnicos

Por outro lado passo os fins de semana a cuidar de um pomar com laranjeiras, macieiras, pessegueiros, nespereiras, ameixeiras, marmeleiros, também com oliveiras, vinha, etc..., enfim um ginásio mais barato mas com produtividade alimentar, aqui agora pertenço ao grupo dos Agricultores.

Para tecnológico o problema é que a cobertura 3G da Vodafone é uma miséria por lá, arredores de Coruche, mas o GPRs de vez em quando lá dá para ver o email. Só me safo quando meu filhote, bom fez há pouco 18 anos a está a terminar o 12.º ano, curso profissional de Mecatrónica, numa escola onde também andei e na altura era uma escola industrial de muito prestigio, mas agora vejam só o que se passa por lá.



Mas como tenho a impressão que ele nunca vai deixar de ser aquele traquina de 3 ou 4 anos que andava sempre a esconder-se, bem eles crescem e temos de nos adaptar, qualquer dia aparece ai um neto... como ia dizendo, quando ele leva e pen 3G da Optimus (atenção, do e-escolas) então a coisa muda e lá conseguimos surfar na Net, nem sempre mas vai dando pois também há que ter tempo para cuidar das árvores.


Ensino e Cursos Profissionais

Já que falamos de cursos profissionais, algo que faz mesmo muita falta ao nosso país, apesar de não ser o único Cancro no ensino e não ser exclusivo de Portugal. Como exemplo temos cursos profissionais que apostam 2 anos em VB.NET e umas parcas 30 ou 60 horas com C e Java, por muito investimento que se faça assim em vez de se adequar os curricula às reais necessidades do mercado, mesmo antevendo alguma antecipação tecnológica, então é que não vamos mesmo lá!

Porquê? Bom, é que o VB.NET representa menos de 1% dos projectos do mercado, enquanto o C e o Java alternam sempre entre 1.º e 2.º lugar, à volta dos 16 ou 18%, e é assim já há uns bons anos.

Para os Sr.s do Ministério da Educação, então não conhecem o índice TIOBE:
Sobre a vida de Programador
. Só o índice TIOBE 

E como podemos ver pelos livros, que recomendo vivamente, do agora Ministro da Educação:
Desastre no Ensino da Matemática (com a contribuição do pai de um amigo do meu filhote)
. O Eduquês 

Se não for ele a dar a volta ao ensino, não sei quem o possa fazer!

Já estamos a voltar à batata quente.


A Porca e os Bacorinhos

Por outro lado, não me parece que o actual governo pretenda uma coisa em vez da outra, nem diminuir o investimento em I&D na área das tecnologias, mas sobre os Sr.s Políticos (parece-me que este governo tem pouco políticos, o que já fazia falta há muito tempo!).




Mas não somos ingleses, apesar de termos com eles a mais antiga aliança diplomática a nível mundial, desde 1373, pelo que talvez seja bom eu explicar um pouco melhor o porquê da adequação da imagem aos "políticos" portugueses.

Deve ter sido lapso quando os ordenados dos nosso deputados foram reduzidos em 5%,  pensei que eles estavam a começar a falar a sério e a fazer alguma coisa realmente importante por Portugal, mas vi logo que me tinha enganado pois não era lapso e ficávamos só pelos 5%, é que eles enganaram-se mesmo, pois esqueceram-se do "0" (zero), devia ter sido 50%!

Podemos acrescentar que os Sr.s Deputados não têm corte nos subsídios, aqui o de natal e o de férias, nem numa série de empresas de capitais públicos, só apertam o cinto alguns funcionários públicos e os reformados. Gostei que o actual governo tivesse menos políticos e mais gestores com fibra, mas esta não compreendi, uns são filhos da mãe e outros filhos da p...

Mas e então o porquê dos 50%? Não estarei eu eventualmente enganado? Reduzir os "parcos" ordenados dos nossos queridos deputados em 50%, coitadinhos deles? É melhor não falarmos nas benesses...

É que nós os portugueses, e eu tenho muito orgulho em ser português, mas respeito as outras nacionalidades sem excepção, nem penso que os portugueses sejam melhores do que os outros nem piores, penso é que como em tudo simplesmente há uns que são melhores do que outros, e a nacionalidade aí pouco tem a ver com a coisa, nós os Portugueses é que esquecemos as coisas muito depressa, temos memória curta.

Então os Sr.s Deputados esqueceram-se da primeira coisa que fizeram a seguir ao 25 de Abril?

Simplesmente aumentaram os seus ordenados em 50%! Lembram-se agora? Aqui tiro o chapéu ao General Ramalho Eanes que também foi colocado na lista (até parecia mal Sr.s Deputados, não era?) mas que recusou dando um excelente exemplo que não foi seguido por mais ninguém (pelo menos que eu saiba), ai os bacorinhos sempre a mamar nas tetas da porca...



Contas de Merceeiro à Dívida de Portugal

Fala-se muito, e tirando as intervenções de Medina Carreira e Camilo Lourenço, dos outros quase não se percebe nada, assim aqui vai umas contas à merceeiro (dá para todos entenderem).

1) Quando o anterior governo teve a sua primeira maioria, tinham decorridos cerca de 30 anos de regime aparentemente democrático.

2) A dívida era na altura cerca de 30 mil milhões de euros. 

3) O que dava uma dívida média de 30 mil milhões / 30 = mil milhões, ou seja por cada ano de governo criou-se uma dívida média de mil milhões de euros.

4) Quando o anterior governo perdeu as eleições por muita tristeza de uma enxurrada de portugueses, depois da sua segunda maioria e 6 anos de desgovernação, a dívida era superior a 200 mil milhões e sem contar com a dívida resultante de contratos a 40 anos e mais das Parcerias Publico Privadas. 

Temos assim:
200 mil milhões / 6 = 33,3 mil milhões, ou se quisermos ser bonzinhos e arredondar para baixo, ficamos só pelos 30 mil milhões de dívida por ano, sim por ano!

Resumindo, o que se passou nesses 6 anos em que fomos (in)governados pelo ilustre frequentador daquela quinta da praia das Maçãs?

Simplesmente o tal senhor, assídua visita da quinta de muros altos,  conseguiu a proeza incrível de em média por cada ano de governo criar uma dívida igual (mas realmente superior) à criada nos últimos 30 anos de governação, é obra! Penso que é mais um recorde para Portugal e único no mundo!

E então Sr.s Deputados onde estavam vocês? Distraídos e a gozar das benesses principescas e dos subsídios? É que quem fiscaliza as acções dos governos são os Sr.s Deputados, lembram-se? Não viram nada, nem uma moção de censura? 

Recebem o vosso ordenado para quê? Navegar em sites manhosos nos portáteis em vez de orientarem bem o País no parlamento, sabem é para isso que o povo vos dá as condições que têm, mas quem dá também pode tirar.

Também veio o Presidente da Assembleia da Republica dizer que não se governava com os 1.500 contos/mês que recebia, e agora o nosso Presidente da Republica a queixar-se de não receber ordenado e a sua reforma fica só pelos míseros 5.000€ (1.000 contos) por mês, isto é mesmo à bacorinho que não quer deixar as tetas da porca!

Obrigado portugueses por terem dado duas maiorias a quem nos enterrou completamente e que agora já nem anda por cá, virou-nos as costas e deve ter trocado a  praia das Maçãs pelas margens do Sena... 

Mas não nos vamos desviar e voltemos à porca e aos bacorinhos.

Quanto à oposição, do governo que assinou o acordo com a Troica, temos 2 grupos que são o máximo, quer os Sr.s do Bloco de Esquerda quer os Sr.s Comunistas, quanto aos Sr.s do Bloco de Esquerda foram severamente penalizados na eleições que se seguiram, então Sr. Louçã não retirou as consequências políticas da coisa? Já se devia ter posto milhas e dar oportunidade a outro, não é assim que ele anda sempre a sugerir para os outros fazerem? Já percebi, é que arrecadar mais uns subsídios que agora são só para alguns, é que está a dar.

Mas nada como ir ajudar os pobres dos gregos, para inverter a situação, só que também se esqueceu que a Grécia está sempre entre os 30 países mais ricos do mundo, nada como ajudar uns ricos para ganhar algum por fora, a porca dá mesmo para todos os bacorinhos.

Quanto aos Sr.s Comunistas até tiveram mais votos, muito bem, mas o que não explicam é qual a solução alternativa à Troica, convém relembrar que na altura do acordo do memorando Portugal tinha dinheiro para pouco mais de 3 semanas, estávamos completamente na banca rota devido ao senhor agora das margens do Sena e dos nossos queridos Sr.s Deputados.   

Eventualmente a solução destes senhores, atenção que não têm corte nos subsídios, era os Portugueses passarem a ir à casa de banho, guardar um pouco e comer ao almoço e ao jantar.

Se não era esta, que digam abertamente qual é? Mas contribuam também como a maioria dos Portugueses, devolvam os salários a mais que recebem e os subsídios.


Quando aos Agricultores eles têm umas forquilhas e umas foices bem jeitosas, era uma cá uma limpeza.

Mas então Carlos, tu também não é português? Sim, certo! e com muito orgulho (já o tinha afirmado antes), mas não voto há mais de 20 anos porque perdi a estima pela porca e os bacorinhos. No mínimo sou coerente.

Já se viu que para os Sr. Políticos e Deputados somos filhos de senhoras diferentes, apesar da nossa constituição e vivermos sobre um regime aparentemente democrático.


Soluções Realistas mas Simples e Eficazes

Podemos também ter uma solução que permite os bacorinhos continuem a mamar na porca e haver empregos para todos. Como?

1.  Basta acabar com os subsídios a fundo perdido - quem recebe tem de pagar mais tarde ou mais cedo, o dinheiro assim nunca desaparece.

2. Passar o horário de trabalho para 25 horas semanais, assim temos de empregar mais cerca de metade da população activa que ronda os 4 milhões, o que originaria emprego para 2 milhões em que 1 milhão já recebe subsídio de desemprego mas não contribui para a produtividade do país.

3. O subsídio de desemprego era convertido para salário social e só recebia quem trabalha-se, nem que trabalhasse de manhã e estudasse de tarde, ou trabalhar de dia e estudar de noite como faço eu e muitos portugueses e portuguesas, tudo gerido por um IEFP eficaz.

4. Deixavam de ser necessários os sindicatos, e o despedimento era à lá EUA, o patrão não gosta então despede imediatamente, a pessoa despedida tinha emprego no dia seguinte, tudo gerido por um IEFP eficaz.

5. Os custos totais mantinham-se, o custo actual com a população activa mas que passava a trabalhar menos, para os que recebem subsídio de desemprego pudessem ir trabalhar, quanto aos cerca de 1 milhão que só recebe rendimentos mínimos teriam também de ir trabalhar, só não trabalhava quem não pudesse, quanto à idade de reforma podia baixar por haver mais mão de obra, talvez para os 60/55 anos.

Isto tinha a vantagem acrescida de eliminar muitos processos nos tribunais, e os Advogados e tribunais passavam realmente a tratar de coisas importantes, como a corrupção e fraude fiscal, quanto aos Sr.s dos Sindicatos teriam mesmo era de irem trabalhar.

Ai os bacorinhos a verem a mama a desaparecer...
  
Quanto a mim volto a votar quando os Sr.s Deputados corrigirem o seu salário que está aumentado em 50% deste 1974 (seria uma óptima ajuda nestes tempos de crise!), e passar a haver responsabilização criminal para os mesmos em consequência de gestão danosa dos dinheiros públicos.

Num cenário absurdo, se todos fizessem como eu não votando, penso que os bacorinhos deixavam de mamar, nem que fosse momentaneamente. Está claro que o nosso modelo democrático está esgotado, mas vai permitindo os bacorinhos continuarem a mamar...

Não acredito que se fossem as mulheres a mandar as coisas chegassem a este nível, é mesmo obrigatório que os cargos políticos sejam em paridade de género, com bichas e tudo, nada de discriminações, mas paridade para termos mais mulheres na política e quanto aos cargos governamentais também paridade. É que os bacorinhos já oprimiram durante demasiados séculos as mulheres, apesar de já ser tarde temos de lhes dar essa oportunidade, e mulheres cheguem-se à frente deixem de ser tímidas!

Se calhar vou acabar os meus dias por lá, no pomar, quando houver Internet aceitável e sempre a tratar da terra para manter o físico e a sanidade mental, e sempre é mais barato que os ginásios, e quem sabe rodeado de netos. Vou tentado manter a vontade de voltar a votar, a esperança é a última coisa a morrer, mas vou mantendo afiadas as forquilhas e as foices nunca se sabe se vão realmente ser precisas para outras coisas, e se passar por lá um bacorinho sempre fico com leitão para a janta.

Viva à terceira alternativa, aos tecnológicos e aos agricultores!




Comentários

  1. Qual e' a fonte onde obteve esses valores de 30 mil milhoes / + de 200 mil milhões? Todos os dados que obtenho na net sao da ordem dos:

    (sites nacionais)
    2004 - 79 mil milhões de euros
    2011 - 150 mil milhões de euros

    (eurostat)
    2004 - 92 mil milhões de euros
    2011 - 184 mil milhões de euros

    ResponderEliminar
  2. Viva Neves.

    Em que nºs te baseias para afirmares que o governo não quer diminuir o
    investimento em I&D, o Relvas, sempre o Relvas, e por ser o ministro mais
    político ou talvez não, não sei bem por alma de quem se meteu nesta
    "guerra", disse que o orçamento do Estado para TIs deveria baixar de 800M
    para 300M, a levar a sério esta ideia, o que talvez não se deva por se
    tratar de Relvas, como fica o I&D no meio de tudo isto ?

    PS:

    Também eu sou um Hi Tec Agricultor, tenho uma horta com umas árvores de
    fruto, mas com rega gota a gota

    Abs.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Patrão também pelo email, mas aqui talvez seja melhor e pelo menos podemos comentar abertamente a situação e trocar umas (boas) ideias.

    Eu obtive os dados por notas que tomei à pressa nas aparições na TV e rádio do Camilo Lourenço e Medina Carreira.

    Apesar de não haver consenso em relação aos números, sobretudo devido à maquilhagem financeira do anterior governo, mas não tão gravosa como na Grécia, o actual governo pelo menos já teve 5 exames com aproveitamento da Troika logo não pode fugir com o rabo à seringa, pelo que se juntarmos a dívida da Madeira não andamos longe dos 200 mil milhões em 2011, podemos talvez aceitar o ponto 4 que referi em "Contas de Merceeiro à Dívida de Portugal". Quanto ao ponto 3 deve ser corrigido, podemos optar pelo melhor cenário para o governo anterior, que será de 92 mil milhões em 2004 (valor herdado de 30 anos de governação anterior, posterior ao 25 de Abril - http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_dos_Cravos).

    Outras fontes:
    . http://geografismos.blogspot.pt/2011_01_01_archive.html (vídeo recomendado!)
    . http://triplov.com/triplo2/2011/02/25/portugal-graficos-que-ilustram-a-situacao-economica-actual/
    . http://dividapublicaportuguesa.blogspot.pt/
    . http://desmitos.blogspot.pt/2010/12/sempre-crescer.html
    . http://cadpp.org/node/292
    . http://www.fd.unl.pt/Anexos/Investigacao/2117.pdf

    Vamos no entanto ver que as conclusões são as mesmas e que têm escapado à maioria dos Portugueses.

    Assim, temos:

    200 - 92 = 108 mil milhões de euros, a dívida contraída em 6 anos de governação (anterior governo),

    o que dá uma média de
    108 / 6 = 18 mil milhões de dívida por ano

    quando a média anterior era de
    92 / 30 = 3,066 mil milhões por cada ano de governação

    A se manter a média na dívida, o governo anterior devia ter deixado uma dívida de
    3,07 * 6 = 18, 42 mil milhões, no final dos seis 6 anos de governação

    Num total de
    92 + 18,42 = 110,42 mil milhões em 2011.

    Mas ao deixar uma dívida aproximada de 200 mil milhões, criou uma dívida anual de 18 mil milhões por cada ano de governação (durante 6), ou seja criou uma dívida em cada ano que devia ter criado durante os 6 anos de governação. Aquilo é que foi esbanjar... e com a benção dos portugueses que lhes deram 2 maiorias, parabéns portugueses!

    Com a média anterior de 3,07 mil milhões por ano, a dívida total de 200 mil milhões devia ser atingida em
    200 / 3,07 = 65,1, ou seja 65 anos depois do 25 de Abril
    1974 + 65 = 2039, ano previsto para uma dívida de 200 mil milhões.

    O governo anterior conseguiu antecipar para 2011 a dívida que teríamos cerca de 2040, é mais um recorde!

    Por outras palavra, e aproximadamente, antecipou em 30 anos a dívida que devíamos só atingir em 2040, foi obra!

    Quanto aos nossos queridos deputados, que no parlamento têm de fiscalizar as acções do governo, não viram nem ouviram nada durante 6 anos, talvez todos tenham de ter umas consultas de oftalmologia e otorrino e depois serem condenados por má gestão.

    Falta-nos o 25 de Abril de Responsabilidade!

    As novas medidas de austeridade anunciadas (http://www.facebook.com/pedropassoscoelho), que a maioria do portugueses pensa que é carolice do actual governo, necessárias para cumprirmos o acordo com a Troika (da responsabilidade do anterior governo), sempre deve ser melhor que a solução da casa de banho e das conversas da treta vinculadas pela maior parte das pessoas e responsáveis políticos, políticos que na realidade não se deviam limitar a mandar bocas, mas dizer algo de concreto que se possa entender, realizar e medir, com responsabilidade e não hipocrisias não realistas como não pagarmos a dívida (para não chegarmos a uma situação idêntica ou pior do que a da Grécia).

    Quanto ao Bloco de Esquerda com uma mulher aos comandos, muito bem! Se calhar o Louçã leu as minhas notas sobre a paridade... era bom que o exemplo fosse seguido por todos os outros partidos.

    Ainda sobre a Agricultura e Tecnologias (ao minuto 11) - http://videos.sapo.pt/GKRJP043c5idtuAnSQWq .

    ResponderEliminar
  4. Só para esclarecer - eu não estou a querer afirmar que o investimento em I&D não vai baixar, antes pelo contrário, como simplesmente Portugal não tem dinheiro (um grande obrigado ao governo anterior!), o governo actual para resolver a coisa tem obrigatoriamente de reduzir quer os custos quer o investimento em todas as áreas, pelo que a redução de investimento em I&D será normal, o contrário é que não seria normal.

    Sobre a entrevista de ontem do Primeiro, muito educativa - 5 estrelas! O Seguro (muito inseguro ultimamente) foi informado antes de tudo e queria fazer passar a coisa despercebida - 0 estrelas.

    Um "+" na carteira par ti, pois és um Agricultor Tecnológico (2 em 1), eu vou mantendo a parte mais manual até conseguir, o que é um bom exercício para o físico e para a mente, mas mais tarde pretendo automatizar a coisa, talvez mesmo pegar num velho CPU, fazer um Kernel multithread, mais uns interfaces, ligação à Internet, umas Web Cam e controlo e vejo a coisa à distância.

    ResponderEliminar
  5. Esqueci-me do Relvas (http://visao.sapo.pt/austeridade-este-nao-e-momento-para-crise-politica-miguel-relvas=f685693), bom é tipo Sócrates a fazer licenciaturas à pressão. Mas enquanto o Sócrates enterrou Portugal o Relvas tem de ajudar a resolver o problema criado pelo Sócrates, pelo que se resultar, o que espero bem que aconteça ou que pelo menos não seja tão má a governação actual como a do anterior governo, então quando este governo cair (o que não é solução para o problema criado pelo Sócrates!) ou terminar o seu mandato logo veremos se a licenciatura do Relvas até talvez pudesse valer um mestrado ou doutoramento.

    Em função dos resultados já atingidos a minha previsão é que a do Relvas será uma melhor licenciatura que a do Sócrates, pelo menos a universidade vai sobrevivendo enquanto a outra já foi encerrada.

    Ontem o Primeiro também esclareceu parte da coisa, quando não tiver mais confiança no Relvas: hasta la vista.

    Faz-nos muita falta que os políticos com cargos governamentais e os nossos deputados tenham responsabilidade criminal, por má gestão da coisa e dos dinheiros públicos!

    ResponderEliminar
  6. Caro Neves, estou a ver que estamos em lados opostos da barricada. Tu adoptas o discurso oficial de que é tudo culpa do Sócrates e que os que lá estão são uns anjinhos. Eu, por outro lado, sou de opinião que o grande erro do Sócrates foi alinhar, em 2008, com a real-politik que, desde Washington até Berlim, decidiu salvar as elites financeiras (com a honrosa excepção da Islândia). Foi à conta disso que quase todos os países, não especialmente Portugal, se tiveram que endividar fortemente. Favor que os financeiros agora retribuem espalhando boatos sobre as nações que os ajudaram para fazer subir os juros dos empréstimos que tiveram que ser obtidos para salvar os bancos. Irlanda, Portugal e Grécia são meros peões nesta guerra, baixas insignificantes no meio da geo-política global. Culpar o último governo português pela dívida é esquecer o papel dos que emprestam dinheiro e depois manipulam os mercados para fazer subir a dívida para valores incomportáveis para os países. A elite financeira faz isto desde os anos 70, e já dezenas de países foram vítimas destes esquemas. O único que se safou a ser vendido aos bocadinhos foi a Rússia, onde o Putin e os amigos disseram "alto lá, que se é para roubar o que é do povo nós não precisamos dos americanos porque sabemos fazer isso tão bem como eles".

    Este comentário já vai longo, mas gostaria de terminar lembrando-te apenas que a gestão já é punível por lei. Basta que se apresentem provas aos tribunais. O raio é que os tribunais, afinal, são mais independentes do que às vezes dava jeito e assim sendo há por aí muita gente que prefere ficar-se pelos jornais e pelas redes sociais a dizer mal sem nunca concretizar as acusações. Não te deixes levar por esses tipos.

    ResponderEliminar
  7. Viva Fernández,

    Simplesmente fiz umas contas e coloquei-as aqui, penso que não estão erradas, as conclusões são simples:
    . dívida até ao anterior governo (2004) - 92 mil milhões de euros
    . média de 3,066 mil milhões por cada ano de governação
    . dívida só criada pelo governo anterior - 108 mil milhões de euros, para um total de 200 mil milhões em 2010
    . média de 18 mil milhões de euros de dívida por ano do anterior governo
    . a média de criação de dívida do anterior governo foi 6 vezes superior à dos últimos 30 anos, o que durou 6 anos

    Contas com mais detalhes nos comentários anteriores. Alguma coisa errada?

    Também nunca disse que a culpa era exclusiva do Sócrates, sim a governação foi dele mas os Sr.s Deputados e o Sr. Presidente, que obrigatoriamente têm de fiscalizar a acção governativa, dormiram no batente durante 6 anos (grande soneca), não viram nada e a dívida que em 2010 devia ser de 110 mil milhões de euros chegou aos 200 mil milhões de euros, ou seja aquilo que devia ser a nossa dívida em 2039/40 foi antecipada para 2010, algo absurdo e irrealista mas que aconteceu! Temos que perceber que em 2010 Portugal só tinha dinheiro para mais 2 ou 3 semanas, estávamos à beira do precipício e do caos.

    Outra forma de perceber a coisa, é que a dívida criada pelo anterior governo em 6 anos foi superior à dívida total acumulada desde o 25 de Abril (30 anos), espectacular!

    Agora o governo actual está a tentar resolver a situação e respeitar o acordo com a Troika, e pelo menos já teve 5 exames trimestrais positivos pelos que nos deram o dinheiro para a boca, não deveremos cuspir no prato de sopa que nos alimenta.

    Alternativas, tirando a solução da casa de banho ninguém se chegou à frente!

    Uns excelentes esclarecimentos, simples, claros e explícitos que todos podem entender:
    . sobre as últimas medidas - http://www.youtube.com/watch?v=yDwlRB8pai8
    . idem - http://www.tvi.iol.pt/videos/13697519
    . mais - http://www.tvi.iol.pt/pesquisa/videos/camilo%25252Blouren%2525C3%2525A7o/1

    Quanto ao discurso oficial, penso que devia ser mais explicito e educativo, pois já se percebeu que a maior parte das pessoas não entende o que o governo está a fazer e vai fazer, eu também não, mas o governo já disse que algumas medidas vão ser anunciadas em breve e ainda não estão prontas e ainda falta o dialogo com os parceiros sociais.

    Esperamos pelo orçamento para o próximo anos, que o Segura já tinha dito antes das férias que o ia chumbar (sem o conhecer), isto é que é responsabilidade!

    Quanto mim estou mais preocupado com a execução, que Portugal continue a ter uma avaliação positiva pela Troik, que eles continuem a dar o dinheiro do acordo e que as reformas sejam feitas para termos um futuro melhor e com responsabilidade.

    Quanto a actual Presidente da Assembleia da República comentou a dívida da Madeira, informou que não está contemplado na lei responsabilização criminal por má gestão dos dinheiros públicos, o que é uma grande falta que espero o actual governo (na posição de legislador) venha a corrigir.

    Não disse nada aqui que não encontres nos comentários anteriores, essencialmente não estamos em lados opostos, simplesmente vamos todos comer pela medida grande, obrigado Anterior Governo, Sr. Presidente e Sr.s Deputados!

    ResponderEliminar
  8. Participei esta semana no fórum da TSF, e tentei explicar de forma simples como o governo anterior criou uma divida em 6 anos superior aos 30 anos anteriores (já abordado aqui).

    Realmente não sei porque ao termos os deputados todos a dormir o presidente não demitiu o governo anterior depois do primeiro ano de governação, devido ao aumento astronómico da dívida criada, apesar das agências de rating avisarem com regularidade e o presidente ter um doutoramento em economia.

    Também não percebia porque os deputados não ligavam ao aumento exponencial da dívida, mas aqui talvez esteja a explicação - http://www.youtube.com/watch?v=HMOdcijvk2Q ou em mais detalhe aqui - http://www.youtube.com/watch?v=yHMmvzy0zJI .

    Lição de Medina Carreira aos deputados em 2010, mesmo assim não acordaram:
    . 1/2 - http://www.youtube.com/watch?v=eBkjFv2Xg48
    . 2/2 - http://www.youtube.com/watch?v=KaK2srvOKbI
    . mais - http://www.youtube.com/watch?v=XxDwDA0H_gU

    Nas perguntas e respostas à lição, Medina Carreira toca na responsabilização criminal pela má gestão dos dinheiros públicos, aqui - http://www.youtube.com/watch?v=KDW4CUoqXsg , e para onde estamos a caminhar, aqui - http://www.youtube.com/watch?v=mr31AXISwG4 e aqui - http://www.youtube.com/watch?v=pZWu_Xa1r00&feature=related .

    Recados de 2008:
    . http://www.youtube.com/watch?v=3qR3yaKhHDE
    . http://www.youtube.com/watch?v=XK4Xn0nWNXA

    Conselhos (anteriores) para 2012 - http://www.youtube.com/watch?v=cZ-c13kL5DY .

    ResponderEliminar
  9. Não só o governo anterior antecipou para 2011 a dívida externa que deveríamos atingir em 2039/40 (ver post anteriores), como só a partir dessa data as Parcerias Publico Privadas (http://pt.wikipedia.org/wiki/Parceria_p%C3%BAblico-privada) deixaram de ter custos para o estado, como podemos ver aqui:
    . http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=566083
    . http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=54046
    . http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/ppp-autoestradas-ernst--young-parcerias-publico-privadas-governo-ultimas-noticias/1373577-1730.html .

    Podemos assim dizer que o governo anterior consegui um feito cientifico inolvidável que foi fazer a incrível Viagem ao Futuro.

    Ainda se diz mal da Troika, mas se não fossem estes senhores que nos dão o pão para a boca e nos obrigaram a fazer a auditoria às PPPs, onde é que tudo isto ia parar? - http://www.youtube.com/watch?v=FbneNn2tjKg .

    Os responsáveis pelas PPPs - http://visao.sapo.pt/conheca-os-responsaveis-das-ppp=f689608 .

    Mais sobre PPPs:
    . ui - http://www.youtube.com/watch?v=tJj0H5C-uhc
    . http://www.youtube.com/watch?v=WOrv8IH1ZB0
    . http://www.youtube.com/watch?v=oqckV4QErk8
    . falências - http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=586032&tm=6&layout=123&visual=61 .

    A Corrupção na política:
    . http://www.youtube.com/watch?v=yHMmvzy0zJI
    . http://www.youtube.com/watch?v=u4noVn79xXI .

    Será que vamos finalmente ter os responsáveis pela crise atrás das grades?

    Onde, entre outros, deviam estar os membros do governo anterior, todos os deputados pois não fiscalizaram com competência as acções do governo anterior e o sr. presidente da republica que também não demitiu o governo em causa e permitiu as PPPs, apesar do seu doutoramento em economia.

    Alguém sabe onde se pode fazer download do relatório da Ernst & Young sobre as PPP?

    ResponderEliminar
  10. Discussão deveras interessante e relacionada - "Como vêem a possibilidade de Portugal sair da zona-euro e voltar para o escudo?" - (http://lnkd.in/HNiHEC).

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

[Off-topic] "Novas" tendências de gestão

Afinal as novas tendências de gestão não são de agora. E as suas consequências também já são conhecidas há muito. Vejam esta carta do Senhor Vauban , Engenheiro Militar e Marechal de França, dirigida ao Senhor Losvois, Ministro da Guerra de Luís XIV, datada de 17 de Julho de 1683. "Monsenhor: ... Há alguns trabalhos nos últimos anos que não acabaram e não acabarão nunca, e tudo isso, Monsenhor, porque a confusão que causam as frequentes baixas de preços que surgem nas suas obras só servem para atrair como empreiteiros os miseráveis, malandros ou ignorantes e afugentar aqueles que são capazes de conduzir uma empresa. Digo mais, deste modo eles só atrasam e encarecem as obras consideravelmente porque essas baixas de preços e economias tão procuradas são imaginárias, dado que um empreiteiro que perde, faz o mesmo que um náufrago que se afoga, agarra-se a tudo o que pode; e agarrar-se a tudo, no ofício de empreiteiro, é não pagar aos fornecedores, pagar baixos salários, ter os piores

Conferência Europeia da Comunidade Alfresco

Já foi há quase quinze dias, mas julgo que ainda será relevante abordar a Conferência Europeia da Comunidade Alfresco, que decorreu em Barcelona no dia 22 de Abril. Com uma audiência de mais de 200 pessoas (a sala reservada estava cheia) vindas de vários pontos da Europa, este evento serviu para que muita gente desta comunidade se encontrasse pela primeira vez face a face. A Alfresco Inc. é uma empresa recente, que apostou em criar uma solução de gestão documental de topo de gama usando o modelo open-source . Considerando que a empresa, no seu terceiro ano de actividade, já atingiu o break-even , parece ter sido uma boa aposta. No arranque da conferência esteve John Powell, CEO da empresa, que falou um bocado sobre a excelente evolução da empresa e abordou a "guerra" entre o modelo de negócios proprietário e o modelo de código aberto. Exemplificou este conflito com o Microsoft SharePoint, que ele designou como "a morte da escolha", justificando o epíteto pelo facto

O que é uma POOL ?

Tenho andado a fazer implementações de mecanismos de pooling em Java 2 Enterprise Edition. Como me parece um conceito algo lato tentei a abordagem do dicionário. Alguns mostram que de facto a palavra é usada para muita coisa. A definição mais comum é "piscina". A que mais me agradou foi o que descobri na wikipedia , onde pooling é apresentada como uma técnica para guardar qualquer coisa que já não é necessária em determinado sitio (a que se chama pool ) com o objectivo de a usar quando necessário optimizando assim a utilização de recursos disponíveis. Partindo para a computação, existem vários tipos de pools: Thread Pool - Conjunto de threads livres que se vão adicionando a um fifo quando não necessárias e retirando quando se quiserem usar. Memory Pool - Conjunto de blocos de memória, todos da mesma dimensão, que se alocam inicialmente e usam à medida que necessário garantindo que o tempo de alocação de memória é constante e a fragmentação minima. Connect