sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Apoio na utilização de Alfresco e Roadshow

O Alfresco é um excelente sistema de gestão documental em open-source baseado em tecnologias Java, que já aqui foi referido antes.

Como muitos projectos open-source actuais, o Alfresco é gerido por uma entidade comercial - a Alfresco Inc. - que presta serviços profissionais sobre o produto. Mas a grande virtude do modelo de código aberto/livre é que os utilizadores podem decidir se querem ou não pagar esses serviços. É que, para além do fabricante, há sempre uma Comunidade que pode ajudar.

Naturalmente, o fornecedor tecnicamente mais apto para prestar serviços sobre o produto será geralmente a companhia que o desenvolve. No entanto, há outros factores importantes a considerar para além da especialização técnica, nomeadamente a proximidade geográfica e cultural, a rapidez e abrangência da resposta (que acontece quando o problema está noutro componente do sistema?) e, claro, o preço.

No que diz respeito ao Alfresco, o utilizador tem três alternativas diferentes para obter apoio:
  1. Recorrer à Comunidade, através do site ou dos fóruns, a forma mais económica
  2. Recorrer a serviços profissionais dentro da Comunidade
  3. Recorrer à Alfresco e seus parceiros locais
Estas três alternativas (que nem sequer são mutuamente exclusivas) demonstram bem o grande factor concorrencial do modelo do software livre: a escolha. O utilizador pode escolher o fornecedor de acordo com as suas necessidades e expectativas. E também de acordo com o seu orçamento.

Vem isto a propósito de um evento que vai ocorrer no próximo dia 23 de Outubro. A Alfresco Ibérica vai organizar (com o apoio de um dos partners oficiais portugueses) uma sessão informativa sobre o produto, os serviços e a comunidade que o rodeia. A sessão decorrerá de manhã, no antigo edifício da Bolsa, em Lisboa.

A agenda e as inscrições podem ser encontradas aqui.