sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Software grátis e útil para o PC do Natal

A Market Report traz uma notícia algo surpreendente: o mercado nacional de PC's está a crescer 75% em 2008. Isto é: estarão a vender-se este ano quase o dobro dos computadores pessoais do que no ano passado. Uma razão para isto será certamente a existência dos programas governamentais que facilitam a aquisição de computadores portáteis para o ensino básico e secundário. E outras razões haverá.

Entretanto, e como estamos na época do Natal, muita gente irá também comprar um computador novo nesta época, pelo que aqui fica uma lista de software open-source (ou simplesmente gratuito) essencial em qualquer PC. Quem usa Linux pode instalar os pacotes automaticamente usando o sistema operativo. Mas como a maior parte dos novos PCs irá (ainda) correr Windows, a lista inclui URLs para fazer o download.

Firefox Web Browser: o melhor browser do mundo, com centenas de extensões facilmente instaláveis. Extras recomendados: Dicionário de Português, Dicionário de Inglês, Flagfox, IE Tab (para aqueles sites mal feitos, que só correm em IE).

Thunderbird Mail: para ler correio electrónico qualquer que seja o servidor e o protocolo de acesso, com muitas extensões facilmente instaláveis. Extras recomendados: Lightening (agenda), Dicionário de Português, Dicionário de Inglês

OpenOffice3: afinal quem é que manda nos meus dados? A "suite" de escritório electrónico aberta lançou a sua mais recente versão e os seus ficheiros nunca mais ficarão trancados em formatos proprietários sujeitos a ameaçadoras patentes. Também possui um sistema de instalação de Extras, dos quais se recomendam: Dicionário de Português, PDF Import Extension, Professional Template Pack

Java Runtime Environment: seja para entregar o IRS ou para correr animações feitas com JavaFX, o Java é um daqueles que não se pode evitar, e ainda bem.

Avast Antivirus Home Edition: não é open source mas é gratuito e faz mesmo falta nos dias de hoje.

Gimp: Photoshop para quê se temos o Gimp? Edição de imagens profissional sem gastar um tostão em software.

Pidgin: porquê limitar-nos ao MSN se podemos falar também nas redes Google Talk, ICQ, Yahoo, etc.? Com o Pidgin podemos estar em todas.

7zip: um utilitário muito versátil para arquivar manipular ficheiros ZIP e outros ainda mais compactos.

FreeMind: um bloco de notas com esteróides, que permite editar mind-maps e organizar ideias de forma gráfica e muito compacta.

Ubuntu: se o PC novo tem Windows, abra uma janela para outro mundo. Instale Ubuntu Linux, sem destruir o Windows, e experimente a liberdade de escolha.

Boas compras!

(e se se lembrarem de mais algum, digam)