Avançar para o conteúdo principal

Não basta fazer figas e ter fé


A bronca das presidenciais com os números de eleitor não pode passar em branco neste blogue. Visto de fora, o que se passou foi simples. Os vários sistemas de consulta aos novos números de eleitor falharam e com isso milhares de pessoas tiveram que passar horas em grandes confusões para descobrir onde podiam votar. Muitas, diz-se, terão desistido.

As razões concretas para este sistema crítico ter ido abaixo no preciso dia em que foi mais solicitado são certamente muitas. E os responsáveis também.

Mas, de uma forma geral, o que se passou foi simplesmente que quer o sistema quer as equipas de suporte não estavam preparados. É uma verdade de La Palisse, certamente, mas não deixa de ser o fulcro da questão. Para além disso, aparentemente, não havia plano de contingência.

Todos os bons profissionais sabem que a qualidade só se atinge com uma boa dose de preparação e com muita auto-desconfiança. Isto é: não basta montar os sistemas e esperar que corra tudo bem. É preciso testá-los muito para além da carga esperada, para que haja o mínimo de surpresas possível quando o dia crítico vier. E, mesmo com os testes a correr bem, há sempre que ter um "Plano B" pronto. Porque os sistemas falham, por milhentos motivos, e isso é uma certeza incontornável.

Comentários

  1. Bem, o problema primário não é informático, é continuarmos a precisar do número de cartão de eleitor e ele não constar de nenhum documento em papel ou plástico. Parece que o removeram cedo demais.

    ResponderEliminar
  2. O problema, quanto a mim, é anterior às preocupações com o cartão e também às que se baseiam na negligência "informática" que é real...
    A questão é um problema de cidadania e de alfabetismo.
    Quando tive necessidade de requerer o novo cartão, verifiquei que o nº de eleitor não constava escrito. Entendi que havia razões para isso, nomeadamente, a relativa frequência com que este pode mudar em relação à total imutabilidade de todos os outros.
    Mas verifiquei também que os serviços me enviaram uma carta com o novo nº de eleitor, carta essa, que, a conselho do emissor, eu conservo religiosamente e que me acompanha para qualquer acto eleitoral desde então...
    Vejo pouca gente preocupada com a falta de cuidado dos meus queridos concidadãos...
    Claro que agora é muitíssimo mais fácil atribuir responsabilidades aos outros. E se estes outros forem "políticos" então é um fartar vilanagem!
    Não desculpo, porém, os serviços. Um aparelhómetro para ler o chip custa meia dúzia de tostões e dava um ar modernaço à eleição... Ainda que esta se tivesse destinado a perpetuar no poder um demagogo e incompetente, arrogando-se ares doutorais e de impoluta seriedade...
    JCM

    ResponderEliminar
  3. Gostava de saber qual foi a empresa responsavel pela implementacao dessas mudancas... e com que criterios foi escolhida... Mas nao encontrei essa informacao em parte nenhuma.

    ResponderEliminar
  4. Paulo: isso não era nada que não se soubesse há meses; que desculpa têm os informáticos para fazer um sistema que não está preparado para lidar com uma procura perfeitamente previsível? Ainda por cima porque, parece-me, a carga não foi nada de especial. Uns quantos milhões de pedidos ao longo de um dia? Hoje em dia podemos ter um quad-core com 32 GB de RAM num portátil que provavelmente consegue lidar com essa carga... se estiver bem programado. ;-)

    António: podes sempre ir perguntar ao Mário Valente, ex-director do ITIJ, e que anda por aí na blogosfera.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

[Off-topic] "Novas" tendências de gestão

Afinal as novas tendências de gestão não são de agora. E as suas consequências também já são conhecidas há muito. Vejam esta carta do Senhor Vauban , Engenheiro Militar e Marechal de França, dirigida ao Senhor Losvois, Ministro da Guerra de Luís XIV, datada de 17 de Julho de 1683. "Monsenhor: ... Há alguns trabalhos nos últimos anos que não acabaram e não acabarão nunca, e tudo isso, Monsenhor, porque a confusão que causam as frequentes baixas de preços que surgem nas suas obras só servem para atrair como empreiteiros os miseráveis, malandros ou ignorantes e afugentar aqueles que são capazes de conduzir uma empresa. Digo mais, deste modo eles só atrasam e encarecem as obras consideravelmente porque essas baixas de preços e economias tão procuradas são imaginárias, dado que um empreiteiro que perde, faz o mesmo que um náufrago que se afoga, agarra-se a tudo o que pode; e agarrar-se a tudo, no ofício de empreiteiro, é não pagar aos fornecedores, pagar baixos salários, ter os piores

Conferência Europeia da Comunidade Alfresco

Já foi há quase quinze dias, mas julgo que ainda será relevante abordar a Conferência Europeia da Comunidade Alfresco, que decorreu em Barcelona no dia 22 de Abril. Com uma audiência de mais de 200 pessoas (a sala reservada estava cheia) vindas de vários pontos da Europa, este evento serviu para que muita gente desta comunidade se encontrasse pela primeira vez face a face. A Alfresco Inc. é uma empresa recente, que apostou em criar uma solução de gestão documental de topo de gama usando o modelo open-source . Considerando que a empresa, no seu terceiro ano de actividade, já atingiu o break-even , parece ter sido uma boa aposta. No arranque da conferência esteve John Powell, CEO da empresa, que falou um bocado sobre a excelente evolução da empresa e abordou a "guerra" entre o modelo de negócios proprietário e o modelo de código aberto. Exemplificou este conflito com o Microsoft SharePoint, que ele designou como "a morte da escolha", justificando o epíteto pelo facto

O que é uma POOL ?

Tenho andado a fazer implementações de mecanismos de pooling em Java 2 Enterprise Edition. Como me parece um conceito algo lato tentei a abordagem do dicionário. Alguns mostram que de facto a palavra é usada para muita coisa. A definição mais comum é "piscina". A que mais me agradou foi o que descobri na wikipedia , onde pooling é apresentada como uma técnica para guardar qualquer coisa que já não é necessária em determinado sitio (a que se chama pool ) com o objectivo de a usar quando necessário optimizando assim a utilização de recursos disponíveis. Partindo para a computação, existem vários tipos de pools: Thread Pool - Conjunto de threads livres que se vão adicionando a um fifo quando não necessárias e retirando quando se quiserem usar. Memory Pool - Conjunto de blocos de memória, todos da mesma dimensão, que se alocam inicialmente e usam à medida que necessário garantindo que o tempo de alocação de memória é constante e a fragmentação minima. Connect