Avançar para o conteúdo principal

Subsídios é no QREN, s.f.f. - #pl118

Foto: Gabriela Canavilhas - Deputada do PSA reportagem da TVI que passou no sábado sobre o projecto lei 118 veio reforçar convicção de que há um grupo de empresas nacionais que estão a fazer lobby para obter, com a desculpa da cópia privada, uma compensação pelas perdas "derivadas da pirataria".

O "problema da pirataria" é, na realidade, um problema de posicionamento estratégico das empresas. Não há negócio quando não há valor para o cliente. O que as editoras estão a tentar fazer é prolongar a facturação por serviços que os seus clientes deixaram de valorizar da mesma forma. A "pirataria" existe por que a tecnologia actual permite realizar o "milagre da multiplicação" praticamente sem custos, o que torna irrelevante o negócio da cópia e distribuição.

Está assim cada vez mais claro o que se pretende: angariar um subsídio anual de 6 milhões de euros para o sector editorial, com revisão anual da lei para garantir que o subsídio não falhe mesmo que apareçam novas tecnologias. Um subsídio que será pago maioritariamente por por todas as empresas e profissionais, ao adquirirem material informático para armazenamento de dados.

Por mais que achemos que os subsídios possam ter um efeito positivo na dinamização ou renovação de certos negócios, não podemos aceitar que este subsídio seja atribuído assim. Se as editoras querem subsídios devem, como toda a gente, ir bater à porta do QREN.








Comentários

  1. "Um subsídio que será pago maioritariamente por por todas as empresas e profissionais, ao adquirirem material informático para armazenamento de dados."

    Tas a ver? Onde tu ves um problema outros podem ver uma oportunidade... Mudem tudo para a cloud / Oferecam servicos de cloud!

    ResponderEliminar
  2. O pessoal que oferece serviços cloud é altamente prejudicado com isto, porque tem que comprar muito armazenamento, que depois revende.

    A menos que abordem o negócio apenas como revendedores da Microsoft, Google, Amazon, etc.

    ResponderEliminar

Publicar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O que é uma POOL ?

Tenho andado a fazer implementações de mecanismos de pooling em Java 2 Enterprise Edition.
Como me parece um conceito algo lato tentei a abordagem do dicionário. Alguns mostram que de facto a palavra é usada para muita coisa. A definição mais comum é "piscina".
A que mais me agradou foi o que descobri na wikipedia, onde pooling é apresentada como uma técnica para guardar qualquer coisa que já não é necessária em determinado sitio (a que se chama pool) com o objectivo de a usar quando necessário optimizando assim a utilização de recursos disponíveis.

Partindo para a computação, existem vários tipos de pools:
Thread Pool- Conjunto de threads livres que se vão adicionando a um fifo quando não necessárias e retirando quando se quiserem usar.
Memory Pool - Conjunto de blocos de memória, todos da mesma dimensão, que se alocam inicialmente e usam à medida que necessário garantindo que o tempo de alocação de memória é constante e a fragmentação minima.
Connection Pool - Conjunto de conex…

Ideias sobre o ensino à distância em 2020

O processo de combate ao COVID-19 obriga a que todos repensem as suas actividades normais e um dos sectores mais afectados é o Ensino. Diz-se com frequência que o Ensino em Portugal continua no séc. XX, porque continua a depender quase totalmente de lápis, caneta, papel e livros.

Entre os anos de 1965 e 1987, Portugal teve a Telescola, um projecto de ensino à distância que tentava resolver a falta de professores do ciclo preparatório (5º e 6º anos) em locais remotos. Desde então, tanto quanto sabemos, não houve mais projectos de ensino à distância em larga escala. Retrospectivamente, talvez tenha sido um erro mas, enfim, são coisas fáceis de dizer à posteriori.

O tele-ensino não é uma coisa nova e os constrangimentos tecnológicos de hoje são muito menores. Nada que se compare, por exemplo com a experiência School of the Air, existente na Austrália desde 1951, quando os miúdos podiam apenas falar com os professores por rádios alimentados a pedais.

Foto: "Miss Molly Ferguson, one of…

Backup automático de disco USB (pen drive)

Hoje em dia toda a gente tem uma pen drive para levar os seus ficheiros de um lado para o outro. E muitas vezes está lá trabalho importante. Mas impõe-se uma pergunta: o que acontece se se perde a pen drive? Ou se esta se avaria? Quem é que faz backups regulares da pen drive? Muito pouca gente!

Pessoalmente tenho por hábito fazer um backup cerca de uma vez por semana. Quando o trabalho é muito, faço backup mais vezes. Mas já por duas vezes as avarias me fizeram perder as versões mais recentes. E isto chateia.

Por isso aqui há uns dias decidi "coçar esta comichão" e resolver o problema de forma mais sistemática: arranjei maneira de fazer um backup automático cada vez que ligo a pen drive a um computador.

(sim, eu sei que há software específico para isto, mas que querem, apeteceu-me fazer mais um)

A receita é relativamente simples: um script (DOS batch file) que faz o backup, um ficheiro de definição de autorun e já está.

1. O script de backup - Basta instalar, na root-folder da pe…