segunda-feira, 12 de novembro de 2007

The OpenDocument Foundation, Inc. is closed.

Hoje, como habitualmente faço, abri o Slashdot.org e dou com esta notícia.

The OpenDocument Foundation, Inc. is closed.

Fiquei surpreendido, porque foi para mim inesperado. Principalmente, porque até hoje achava que o OpenDocument seria o formato standard para documentos de Office num futuro próximo. Criando uma alternativa gratuita ao monopólio do Office da Microsoft. No entanto, fechou.

Pelo que percebi, no artigo referenciado pela Slash, houve uma liderança da Sun na definição do formato que não foi consensual. Fazendo com que essa liderança fosse fraca. Pelos vistos hoje foi "decretado" o fecho do consenso.

Que quer isto dizer para o comum dos mortais? Para já parece-me evidente que a Sun está a lançar o OpenOffice como uma alternativa ao MS-Office. Isto é existem no mercado duas aplicações de Office que suportam formatos incompatíveis entre si. Está-se mesmo a ver que o esforço para uniformizar esse formato fracassou. Isto faz-me recordar a guerra dos formatos html suportado pelos diversos browsers. Que demorou demasiado tempo a se perceber que apenas atrasou algo que seria inevitável.

A nós comuns mortais, dá-nos imenso jeito ter um standard de formatos de documentos por forma termos liberdade de escolha quanto ao Office que resolvermos utilizar. Assim este revés apenas vai atrasar algo penso que será inevitável.

5 comentários:

  1. Mas a última vez que fui ver, a especificação do OpenDocument Format está entregue à OASIS, não a qualquer fundação...

    Ou como se diz aqui,

    Repeat after me :

    “The Open Document Foundation has nothing to do with the Open Document Format”

    “The Open Document Foundation has nothing to do with the Open Document Format”

    “The Open Document Foundation has nothing to do with the Open Document Format”

    ResponderEliminar
  2. Apesar de não serem a mesma coisa, na wikipedia(en)diz.

    "The OpenDocument Foundation, Inc. is a US-based 501c(3) non profit organization chartered to work in the public interest who has supported the OASIS OpenDocument File Format up to October 2007."

    Parece-me que o "has nothing to do" algo exagerado.

    Confesso que quando escrevi o blog não estava ciente dessa confusão. Mas agora é claro para mim que o Open Document Foundation desempenhava um papel de relevo no OpenDocument Format. Aliás o ODF derivou directamente dessa iniciativa, não nasceu de geração espontânea.

    O fim desta foundation indica o fim de uma participação activa da mesma. Vamos ver até que ponto o ODF maturou para sobreviver sozinho.

    ResponderEliminar
  3. Essa fundação era um elemento entre mais de 40 no comité da OASIS, isso revela o relevo relativo que essa posição tem...

    Além de que já recentemente eles haviam abandonado o ODF pelo CDF da W3C, isto apesar de a própria W3C ter dito que o CDF não tinha nada a vêr com o assunto...

    Isto "cheira" a jogada da Microsoft. Cria-se uma fundação que por coincidência tem o acrónimo igual ao da tecnologia, a generalidade do público toma uma pela outra, mais tarde essa fundação decide afinal que não suporta o formato, chega até a fechar, e pronto, toda a gente pensa que o formato está morto... É lógico. Se a ODF fechou o ODF está morto... E o pior é que esta estratégia funciona, porque agora vai-se ter um trabalhão para clarificar este assunto, o que se vai fazendo graças aos blogs, como se pode vêr pela quantidade de posts nas últimas horas (basta googlar por "OpenDocument Foundation").

    Enfim, é FUD, FUD e mais FUD... Microsoft style... E resulta...

    ResponderEliminar
  4. Há aqui um grande equívoco. Quem tem estado a promover o Open Document Format é a ODF Alliance (www.odfalliance.org), que está viva e recomenda-se. Ainda este mês se realizou um evento Europeu em Berlim (http://www.odfalliance.org/press/Release20071030.pdf), e um evento em Portugal /http://abretesw.blogspot.com/2007/10/evento-o-futuro-dos-documentos-digitais.html)
    Esse evento foi amplamente noticiado no portal i-GOV (www.i-gov.org).

    No site da ODFAlliance há inúmeras Press Releases sobre a contínua adopção do Open Document Format na Europa e no resto do Mundo.

    Quanto ao formato ODF propriamente dito,prepara-se já paraa versão 1.2, com inclusão de meta-dados extensíveis para melhor integração de documentos de Office com outras aplicações (http://blogs.sun.com/GullFOSS/entry/new_extensible_metadata_support_with)

    Quem quiser aderir à ODF Alliance pode fazê-lo em: http://www.odfalliance.org/join.php

    ResponderEliminar
  5. Onde está o equívoco? A ODF Alliance, como tu dizes, promove a adaptação do ODF. Tal como fazem, por exemplo, e numa pesquisa rápida, em SpreadOpenDocument e em OpenDocument Fellowship. Quem especifica é o respectivo comité da OASIS, quem implementa, bem, quem implementa é quem quiser! Só aqui há vários...

    ResponderEliminar