segunda-feira, 12 de novembro de 2007

The OpenDocument Foundation, Inc. is closed.

Hoje, como habitualmente faço, abri o Slashdot.org e dou com esta notícia.

The OpenDocument Foundation, Inc. is closed.

Fiquei surpreendido, porque foi para mim inesperado. Principalmente, porque até hoje achava que o OpenDocument seria o formato standard para documentos de Office num futuro próximo. Criando uma alternativa gratuita ao monopólio do Office da Microsoft. No entanto, fechou.

Pelo que percebi, no artigo referenciado pela Slash, houve uma liderança da Sun na definição do formato que não foi consensual. Fazendo com que essa liderança fosse fraca. Pelos vistos hoje foi "decretado" o fecho do consenso.

Que quer isto dizer para o comum dos mortais? Para já parece-me evidente que a Sun está a lançar o OpenOffice como uma alternativa ao MS-Office. Isto é existem no mercado duas aplicações de Office que suportam formatos incompatíveis entre si. Está-se mesmo a ver que o esforço para uniformizar esse formato fracassou. Isto faz-me recordar a guerra dos formatos html suportado pelos diversos browsers. Que demorou demasiado tempo a se perceber que apenas atrasou algo que seria inevitável.

A nós comuns mortais, dá-nos imenso jeito ter um standard de formatos de documentos por forma termos liberdade de escolha quanto ao Office que resolvermos utilizar. Assim este revés apenas vai atrasar algo penso que será inevitável.