sábado, 22 de abril de 2006

Padrões de desenho (1)


Há algum tempo que ando a tentar usar “padrões de desenho”.

Os padrões de desenho descrevem soluções para problemas recorrentes no desenvolvimento de software .

Comecei por comprar o livro que tornou esta tendência mais conhecida. O famoso “Gof”. Gof significa Gang of Four que corresponde aos autores : Erich Gamma, Richar Elm, Ralph Johnson e John Vlissides. O nome verdadeiro é : Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software.


Infelizmente cada vez que tentava ler o livro ficava com sono e quando precisava de os aplicar não tinha tempo para o ler.

Continuava, no entanto a precisar desta ferramenta “como de pão para a boca”. Tentei então os sites de padrões. O mesmo problema.

No entanto, há um mês atrás comprei um livro da nova coleção da O'Reilly : Head first Design Patterns.

Finalmente consegui ler e perceber vários dos padrões do principio ao fim.

Este livro tem uma abordagem bastante diferente do tradicional livro técnico. Faz-me lembrar um livro que li há anos chamado “Kermit : A File Transfer Protocol de Frank da Cruz”.

A diferença de abordagem consiste em: Apresentar os assuntos visualmente ; Usar um estilo personalizado de conversação ; Obrigar o leitor a pensar mais profundamente ; Tocar as emoções do leitor.

Ou seja : Tem muita bonecada ; Apresenta exemplos cómicos ou que façam sentido na vida real ; Comenta o código em linguagem natural.

Começo a achar que valeu a pena. Alguns dos próximos post(s) serão a apresentação da minha compreensão dos padrões que li.