quarta-feira, 26 de abril de 2006

WWW Compatible

O post acerca do IE ter inundado o funcionalismo público, fez-me meditar um pouco acerca do assunto. Não própriamente acerca das opções do nosso governo em particular, que não passa de um espectador num espectáculo que lhe é superior.

A pergunta que se coloca é:
Porque razão as SoftwareHouses fogem às normas? Impondo as suas soluções milagrosas?

Claro que elas conhecem os Standards, muitas delas até contribuem activamente na sua normalização, no entanto há sempre uma novidade, algo inovador, etc ... este filme já vamos conhecendo. Será que as soluções apresentadas são realmente inovadoras e fazem a diferença? Será que justificam essa diferença?

Como se sabe há uma guerra desde que há www para procurar normalizar a web. Que está longe de estar ganha. Quer a prova? Mesmo no ambiente OpenSource. Faça lá o teste ao seu browser. Visite o site http://webstandards.org/action/acid2/ ficará surpreso. Conheça quais os Browsers que passaram no Teste (aqui). Claro que não ficou admirado, o IE não está lá. Mas o FireFox também não está lá. O que quer dizer que visto estes serem os dois browsers mais na moda actualmente, coloca-nos a todos fora das normas.

É óbvio que nós enquanto consumidores temos todo o interesse em ter a web normalizada, porque isso nos liberta da ditadura da industria, no entanto essa não é o interesse das softwarehouses. Que nos alicia com novidades Patenteadas que servem apenas para alimentar os seus fartos rendimentos. Um pouco à semelhança da industria farmaceutica. Apenas quando expirarem as patentes sobre as novidades, teremos uma informática realmente normalizada e democrática. Exemplo do mp3. Hoje todos os fabricantes usam o mp3 para música, porque se soube impôr no mercado e é transversal às Softwarehouses. Creio que ainda está patenteado, mas todas as empresas se renderam ao seu sucesso. Tal como já aconteceu no Jpeg no que toca às imagens, acontecerá o mesmo ao Vídeo, Ao documento escrito, etc.

Espero pelo dia em que a minha vida informática seja mais "normal".

mais alguém pensou nisto: http://ask.slashdot.org/article.pl?sid=06/05/16/2127212