domingo, 24 de junho de 2007

OLPC está a agitar o mercado


O projecto One Laptop Per Child do MIT está a agitar o mercado dos PC(s) de baixo custo.

A AMD, parceira do MIT vendeu o seu projecto PIC (Personal Internet Communicator) à Data Evolution que o está agora a vender por $99 ! sob a denominação decTOP . Não é concorrente do OLPC porque não se trata de um portátil mas sim de um computador de secretária (embora minimo) ao qual tem de se ligar um monitor, um rato e um teclado externos.

A Intel que ficou zangada pelo facto de não entrar no projecto (mas quando lhe foi proposto não se disponibilizou para perder margem nos componentes) e criou um projecto com a Asustek para criar um concorrente de baixo custo (ver mais).

A Microsoft não gostou de ficar de fora do OLPC e anunciou recentemente estar a adaptar os drivers do windows para conseguir que funcione no OLPC.

Das duas uma, ou a intel está a fazer dumping para prejudicar o OLPC, provavelmente auxiliada pela Microsoft e quando o matar sobe os preços ou então chegou à conclusão de que este mercado é por si só rentável e decidiu também tentar ganhar dinheiro.

Gostava de apostar na segunda hipótese pois nesse caso iremos concerteza assistir a uma concorrência que poderá trazer mais e melhores computadores disponíveis para todos.