sábado, 27 de outubro de 2007

Google mail com IMAP

A Google voltou a surpreender-nos oferecendo acesso ao correio electrónico do seu serviço gmail através do protocolo IMAP .

Até aqui, para aceder às mensagens do gmail poderia usar-se o interface web (que se vê no navegador da internet) disponibilizado pela Google ou usar o protocolo POP para descarregar as mensagens para programas cliente (programas instalados no computador local para leitura das mensagens).

O protocolo IMAP difere do POP porque mantém as mensagens no servidor permitindo aos programas cliente (thunderbird, outlook, evolution ou outros) sincronizarem as mensagens e pastas com o existente no servidor.

A principal vantagem desta abordagem é a possibilidade de usar todo o nosso activo de email (devidamente organizado) a partir de diferentes aparelhos (computador, telemóvel, etc) ou aceder à mesma realidade de mensagens a partir de locais diferentes como o computador do trabalho ou de casa.

Desta forma, por exemplo, se criarmos uma pasta no thunderbird do trabalho ela é guardada no servidor e, ao chegar a casa, poderemos usar o evolution no linux sendo-nos apresentada a nova pasta e o seu conteúdo. O mesmo se passa com uma mensagem recebida, que desta forma pode ser acedida a partir tanto do computador de casa como do trabalho mesmo com diferentes programas cliente.

Quando era usado apenas o protocolo POP, as mensagens já podiam ser mantidas no servidor e descarregadas para o programa cliente. A diferença é que o seu estado era apenas modificado no programa cliente. Por exemplo, quando uma mensagem era marcada como lida no computador de casa, tal modificação não se reflectia no computador do trabalho.

A Google é a primeira das empresas que oferece correio electrónico gratuito a dar este passo. É surpreendente porque esta abordagem apesar de ser excelente para os utilizadores é muito mais onerosa em termos de espaço em disco e largura de banda necessária. Acresce que a Google não irá cobrar pela disponibilidade deste serviço.

A possibilidade de utilização do IMAP está aos poucos a ser automaticamente activada nas contas de correio actuais. Aquelas que ainda não o permitem terão de se aguardar alguns dias. Para verificar deve clicar em "settings" (configurações quando em português) e ser-lhe-á apresentado algo semelhante ao ecrã que se segue (com o IMAP referido) :


Para saber como activar e usar esta funcionalidade a Google disponibilizou uma página de ajuda a que pode aceder aqui .