quinta-feira, 17 de maio de 2007

Empresas estúpidas

Recentemente em San José assisti a uma excelente apresentação acerca da forma estúpida como as instituições actualmente usam as enormes quantidades de informação e, melhor ainda soluções para as tornar inteligentes.

A apresentação foi da autoria de Jeff Jonas a cujo blog podem aceder aqui.
Jeff Jonas é um orador com o dom da palavra. O seu CV é impressionante e especializou-se em relacionar informação.
Esta tecnologia levou-o a trabalhar para a industria do jogo de Las Vegas e a ver a sua empresa financiada pro capital de risco da CIA (através da In-Q-Tel) .
Recentemente vendeu a sua empresa à IBM onde actualmente ocupa o cargo de Chief Scientist na área de Entity Analytics.

Numa primeira fase foi surpreendente ver Jeff a descrever os sistemas de relacionamento de informação de las vegas porque bateram completamente certo com a série Las Vegas que recentemente foi exibida na Fox.

De seguida passámos para o 11 de Setembro, onde Jonas descreve o exercício que fez ao analisar a informação disponível antes da ocorrência, tendo concluído que facilmente TODOS os envolvidos poderiam ter sido relacionados e identificados como perigosos antes do embarque.

Ciente de que tais sistemas podem ter efeitos nefastos para as liberdades individuais Jeff Jonas descreveu o trabalho a que actualmente se dedica onde consegue estabelecer relações em dados que foram anonimizados (anonymized no original).

Foi uma hora e meia de uma apresentação apaixonante (apesar dos 109 slides) mesmo para quem, como eu, nunca sequer pensou muito na matéria. Conseguiu que a minha atenção se mantivesse e deixou-me a pensar ter percebido os conceitos apesar do esoterismo "da coisa".

Jeff Jonas é decididamente um nome a registar.