quarta-feira, 30 de maio de 2007

Ubuntu nos Dell



Foi com grande prazer que li o recente anúncio de que a Dell agora também vende PC(s) com o Ubuntu linux pré-instalado (anuncio na Dell e no ubuntu).

Vi também a entrevista com Mark Shuttleworth que podem também ver mais abaixo.
É admirável a postura de Mark. Não estamos a falar de uma pessoa que nada fez na sua vida.

Mark licenciou-se em finanças e sistemas de informação. Fundou a Thawte que vendeu à Verisign. Foi um dos turistas espaciais pagante no programa espacial Russo em 2002.

Foi um dos developers do debian, e assim que teve dinheiro a sério investiu-o num projecto em que acreditava : Um linux fácil de instalar, amigável para quaisquer tipos de utilizadores e totalmente baseado em software livre.

Podia tê-lo feito só para gastar os muitos milhões de que dispõe (e que sabe investir nos mercados financeiros), no entanto tem vindo a mostrar ser capaz de tornar a distribuição naquela que actualmente mais novos adeptos consegue ganhar.

Consegue este desempenho graças ao excelente produto que criou mas também à sua inteligência em criar parcerias como a da Dell e em cultivar uma imagem e relacionamento com pessoas e instituições variadas (Stallman, FSF, Sun, Debian, Dell, IBM, etc). Um exemplo do bom trabalho é ser a primeira distribuição a distribuir os produtos Java da Sun (JDK, JRE, Glassfish, Netbeans) nos repositórios oficiais.

É por isso um extraordinário exemplo de como saber ganhar dinheiro mantendo-se fiel aos princípios em que acredita conseguindo impor um projecto pela sua qualidade e postura (numa fase em que ninguém acreditava haver espaço para mais uma distribuição). Decididamente um exemplo a seguir.