sábado, 12 de maio de 2007

Informix está vivo e de saúde

Apesar de existirem muito bons produtos em "open source" o mercado dos motores de bases de dados proprietários continua a gerar enormes receitas e boas taxas anuais de crescimento.

Esta facto acontece porque:
  • Existem enormes necessidades de SGBD para suportar um número crescente de sistemas de informação.
  • Estes motores conseguem manter-se tecnologicamente muito bem adaptados às necessidades crescentes de escalabilidade e tolerância a falhas.
  • As empresas grandes empresas cresceram com eles ao longo de vários anos e o custo de mudança seria enorme.
  • Os grandes ERP(s) e CRM(s) suportam apenas SGBD(s) comerciais.
O Informix que uns anos antes de ser comprado pela IBM chegou a ameaçar a Oracle foi alvo nos primeiros anos da aquisição de um tratamento como produto secundário tendo inclusivamente a sua equipa de engenharia sido desmantelada.

Após perceberem que todos os clientes que deixassem o Informix iriam para Oracle, a IBM iniciou novamente investimento em engenharia no desenvolvimento do produto.

O que de então para cá aconteceu foi espantoso pois o Informix tornou-se no produto mais rentável a nível mundial de todo o grupo de software da IBM, chegando actualmente a taxas de crescimento anuais superiores a 20 %.

Este sucesso não passou despercebido dentro da IBM tendo o investimento no desenvolvimento do produto sido enormemente aumentado.

Em termos de marketing a mensagem de que seria efectuada uma convergência mudou, apresentando-se agora a IBM como uma companhia com SGBD(s) para todo o tipo de problemas.

Desta forma o Informix é agora apontado como o SGBD de escolha para sistemas OLTP de elevada disponibilidade em ambientes com défice de DBA(s).

De facto assisti em San José a uma apresentação que mostrava uma empresa canadiana em que um único DBA é capaz de gerir mais de 500 instâncias dispersas geograficamente.

A nova versão com nome de código "cheetah" é um grande passo em frente e aliada à carta de comprometimento no produto enviada pelo General Manager do software de Information Management - Ambuj Goyal à comunidade dá um sinal de que o Informix é um produtos para ficar e evoluir.