Avançar para o conteúdo principal

O Ethisphere council


Descobri recentemente esta organização : http://www.ethisphere.com

Segundo a sua própria definição:

O Ethisphere council é um grupo de corporações e dos seus lideres dedicados à opinião de que os negócios rentáveis e éticos não são mutuamente exclusivos - mas antes interligados. Os membros do conselho acreditam que as organizações que têm programas de verificação de práticas ético altamente eficientes é fundamental para manter o sucesso dos seus negócio de uma forma sustentável e a longo prazo. Querem por isso ajudar a que as outras companhias compreendam também este facto.

Ainda não consegui perceber na totalidade a que se dedicam e quais são as companhias que nela participam.

A ideia agrada-me. Na realidade sendo empresário sinto muitas vezes na pele o comportamento menos ético das outras companhias que apostam em contratar os seus técnicos de forma precária, a maioria das vezes sem contrato (com os famosos recibos verdes), pagando um mínimo de segurança social (remurando parte dos salários sob a forma de seguros) e incentivando a que trabalhem longas horas.

A prática na minha empresa é algo diferente e orgulhamo-nos desse facto. Todos os nossos colaboradores são contratados com todos os direitos e contribuições para o estado. A todos eles gostamos de dizer que o trabalho extra são excepções e nunca a regra.

É óbvio que esta forma de estar no mercado nos retira competitividade sempre que concorremos a desenvolver projectos (ou não fosse a nossa indústria mão de obra intensiva).

No entanto já cá estamos à 25 anos. Quantas empresas se podem orgulhar deste facto ?

Ingénuo ?. Talvez. Mas movimentos como o que acima apresentei dão-nos motivação e confiança para continuarmos por este caminho. E sobretudo, as nossas práticas fazem com que à noite quando vou para a cama me sinta um empresário socialmente responsável.

Comentários

  1. É este o caminho. Excepto para os eufemisticamente chamados de ultra-liberais, para quem os negócios são tudo menos ética.
    Mas esses venderiam o pai e a mãe por um prato de lentilhas.
    É este o caminho.
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Conferência Europeia da Comunidade Alfresco

Já foi há quase quinze dias, mas julgo que ainda será relevante abordar a Conferência Europeia da Comunidade Alfresco, que decorreu em Barcelona no dia 22 de Abril. Com uma audiência de mais de 200 pessoas (a sala reservada estava cheia) vindas de vários pontos da Europa, este evento serviu para que muita gente desta comunidade se encontrasse pela primeira vez face a face. A Alfresco Inc. é uma empresa recente, que apostou em criar uma solução de gestão documental de topo de gama usando o modelo open-source . Considerando que a empresa, no seu terceiro ano de actividade, já atingiu o break-even , parece ter sido uma boa aposta. No arranque da conferência esteve John Powell, CEO da empresa, que falou um bocado sobre a excelente evolução da empresa e abordou a "guerra" entre o modelo de negócios proprietário e o modelo de código aberto. Exemplificou este conflito com o Microsoft SharePoint, que ele designou como "a morte da escolha", justificando o epíteto pelo facto ...

Backup automático de disco USB (pen drive)

Hoje em dia toda a gente tem uma pen drive para levar os seus ficheiros de um lado para o outro. E muitas vezes está lá trabalho importante. Mas impõe-se uma pergunta: o que acontece se se perde a pen drive ? Ou se esta se avaria? Quem é que faz backups regulares da pen drive ? Muito pouca gente! Pessoalmente tenho por hábito fazer um backup cerca de uma vez por semana. Quando o trabalho é muito, faço backup mais vezes. Mas já por duas vezes as avarias me fizeram perder as versões mais recentes. E isto chateia. Por isso aqui há uns dias decidi "coçar esta comichão" e resolver o problema de forma mais sistemática: arranjei maneira de fazer um backup automático cada vez que ligo a pen drive a um computador. (sim, eu sei que há software específico para isto, mas que querem, apeteceu-me fazer mais um) A receita é relativamente simples: um script (DOS batch file ) que faz o backup , um ficheiro de definição de autorun e já está. 1. O script de backup - Basta instalar, na roo...

Horário de trabalho

A trabalhar há dois meses na Irlanda, ando para escrever alguns apontamentos daqui de Dublin, mas são tantos e tão diversos que há matéria aqui para escrever um blog inteiro (e talvez ainda o faca se a inspiração vier em meu auxílio). Há no entanto uma diferença que encontrei por aqui que é muito mais marcante do que eu poderia supor poder ser, e lembrei-me deste ponto que talvez se acomode bem neste blog e no tipo de posts que por aqui há. Falo do horário de trabalho . O horário que por aqui se pratica, e que suponho generalizado, é de entrar as 9h e sair as 17h, com meia-hora de almoço. Ou seja, 7 horas e meia. Ou seja, meia-hora de diferença para o horário "normal" de Portugal. E que diferença que essa diferença faz... Os irlandeses não são muito "fanáticos" com o trabalho e os horários, não se trata de regimes "autoritários" como parece ser em Inglaterra ou na Alemanha - a propósito, sabem que os alemães dizem que na Alemanha a taxa de criminalidade é ...