domingo, 27 de maio de 2007

O Ethisphere council


Descobri recentemente esta organização : http://www.ethisphere.com

Segundo a sua própria definição:

O Ethisphere council é um grupo de corporações e dos seus lideres dedicados à opinião de que os negócios rentáveis e éticos não são mutuamente exclusivos - mas antes interligados. Os membros do conselho acreditam que as organizações que têm programas de verificação de práticas ético altamente eficientes é fundamental para manter o sucesso dos seus negócio de uma forma sustentável e a longo prazo. Querem por isso ajudar a que as outras companhias compreendam também este facto.

Ainda não consegui perceber na totalidade a que se dedicam e quais são as companhias que nela participam.

A ideia agrada-me. Na realidade sendo empresário sinto muitas vezes na pele o comportamento menos ético das outras companhias que apostam em contratar os seus técnicos de forma precária, a maioria das vezes sem contrato (com os famosos recibos verdes), pagando um mínimo de segurança social (remurando parte dos salários sob a forma de seguros) e incentivando a que trabalhem longas horas.

A prática na minha empresa é algo diferente e orgulhamo-nos desse facto. Todos os nossos colaboradores são contratados com todos os direitos e contribuições para o estado. A todos eles gostamos de dizer que o trabalho extra são excepções e nunca a regra.

É óbvio que esta forma de estar no mercado nos retira competitividade sempre que concorremos a desenvolver projectos (ou não fosse a nossa indústria mão de obra intensiva).

No entanto já cá estamos à 25 anos. Quantas empresas se podem orgulhar deste facto ?

Ingénuo ?. Talvez. Mas movimentos como o que acima apresentei dão-nos motivação e confiança para continuarmos por este caminho. E sobretudo, as nossas práticas fazem com que à noite quando vou para a cama me sinta um empresário socialmente responsável.