sexta-feira, 11 de maio de 2007

IDUG - NA Conference

Terminou hoje a conferência Norte Americana do grupo de utilizadores de Informix e de DB2.
Tive o prazer de estar presente como membro do "Board of Directors" do IIUG .
Foi uma excelente conferência gerida por utilizadores, organizada para os utilizadores.

Mesmo não sendo a primeira vez, não deixa de me espantar a forma como a cultura Norte Americana consegue de cativar a participação voluntária para organizar eventos como este que contaram com a presença de milhares de pessoas.

O que mais me surpreende é a forma controlada e organizada como tudo decorre.
Fazendo parte do board tive as minhas tarefas assignadas durante toda a semana e todas elas foram extremamente fáceis de executar pela simples razão de que tudo esteve preparado para que eu as desempenhasse com pouco esforço.

Fiz mais de 8 moderações de sessões, duas apresentações, participei na exposição, servi de intermediário entre a IBM e os utilizadores. Nunca me senti em algum momento com falta de apoio ou sem saber o que fazer.

No final decorreu uma reunião que não demorou mais de 45 minutos onde 35 pessoas emitiram a sua opinião e de onde se retirou uma lista de melhorias para a nova conferência. Sendo o meu segundo ano é de realçar que todas as referidas no ano passado não o foram este ano.

É esta forma organizada, controlada e eficaz de trabalhar que a cultura Portuguesa tem rapidamente de apreender.
Quem sabe onde poderemos chegar se à capacidade de criar e inovar que são nossas características conseguirmos adicionar as qualidades que acima enumerei.