quarta-feira, 16 de maio de 2007

"Soft skills" cada vez mais importantes

Uma sondagem recente feita às opiniões dos CIO americanos (responsáveis pela informática) mostra que, embora a capacidade técnica dos recursos humanos esteja, naturalmente, à frente das suas preocupações, dá-se cada vez mais importância às chamadas soft skills.

Isto é: de nada serve ser-se bom técnico se não se sabe comunicar verbalmente ou por escrito, se não se sabe gerir o trabalho, se não se tem empatia e simpatia para com os "clientes", se não se percebe de negócios, se não se compreendem as organizações, se não se sabe negociar, etc..

As principais preocupações dos CIOs são:
  1. Conhecimentos e experiência técnica (25%)
  2. Gestão de projectos (23%)
  3. Capacidade de comunicação verbal e escrita (15%)
  4. Capacidade organizacional (14%)
  5. Relacionamento interpessoal (12%)
De facto, já não basta ser nerd para se ser bem sucedido nas TI!

Nota: estejam atentos à ANETIE, que está a produzir um documento de diagnóstico sobre esta questão em Portugal